CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Artigo: O Sistema S e a faca do secretário

  1. Principal
  2. Notícias

27/07/2021

Por Nelson Azevedo*

Em entrevista a um jornal paulista, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia foi grosseiramente enfático: "Temos que passar a faca no Sistema S, tem que tirar dinheiro deles para passar para o jovem carente, para ele ter uma chance na sua vida de ter um emprego, de se qualificar e conseguir ter uma vida decente para o futuro". Adolfo Sachsida ofende, principalmente. os jovens brasileiros que há 80 anos têm encontrado oportunidades no Senai. SESI e demais instituições do Sistema S. espalhadas pelo país inteiro. São milhões de depoimentos de inserção no mercado de trabalho com relatos eloquentes. E mais do que isso. São testemunhos de quem passou a praticar o pleno exercício da cidadania. Jovens de origem humilde, de famílias despossuídas, que viram seus filhos tomarem-se cidadãos de primeira linha pela qualidade e pela relevância das oportunidades oferecidas pelo Sistema S. Pense antes de atacar, secretário!

A compulsão tributaria

O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENÁI). no caso de Indústria, têm um portfólio robusto de contribuição para formar trabalhadores de classe mundial "Meter a faca" nessa memória de acertos demonstra inaceitável desconhecimento de como as instituições têm atuado na formação e consolidação da Indústria no país e das generosas arrecadações à máquina sequiosa.

A saída e outra


A fala do presidente da CNI, Robson Andrade. resume e gravidade de manifestação. 'Querer desestruturar o trabalho já realizado pelo SESI e pelo SENAI por meio de uma 'facada'. na tentativa de enfraquecer duas das principais instituições com capacidade para contribuir com os esforços de reduzir a informalidade e o desemprego no país, isso sim. á condenar uma parcela da população à pobreza’. Não é por aí a senha da saída para o Brasil

Amazônia 4.0


Robótica, cibernética, inovação tecnológica, internet das coisas... são algumas das recentes contribuições que lançaram as bases de Indústria 40, a quarta revolução industrial no Brasil através do Sistema S. O SENAI é a principal instituição de ensino técnico e profissional do país. Sua bagagem de acertos alcança a marca de 80 milhões de trabalhadores formados desde os anos 40 do século passado. Desconhecer a relevância desta contribuição significa ignorar que a indústria brasileira foi fortalecida e respeitada mundialmente por uma razão óbvia: há oito décadas de atuação com a metodologia de trabalho SENAI. seu projeto pedagógico e seu conteúdo técnico historicamente ajustado á evolução fabril de nosso país. Quem endossa esta avaliação é a UNESCO e a OIT, organismos de ONU focados na Educação e no Trabalho.

Em tempo de pandemia


O SESI, para ficar apenas num exemplo, diversificou seu perfil de qualidade em educação básica, com a adoção do EAD, virtual e criativo durante a pandemia. Em 2020. a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI beneficiou 36,7 mil trabalhadores já fora de idade escolar.

A faca amolada do secretário


Metera faca nessa história viva, secretário? É algo surreal ou um desatino de propósitos escondidos. O que significa fazer de conte que não sabe que o Sistema S integra, desde a primeira hora, três programas do M E de inserção de jovens no mercado de trabalho: Emprega Mais, o Brasil Mais e o Aprendizagem 4.0. Isso nos permite deduzir que a facada, a rigor, não resulta da ignorância, muito menos de indisfarçável má-fé. A faca de arrecadação tributária, porém, é a mais provável explicação. Ela está sempre amolada, querendo se expandir sem se importar onde vai cortar. Muito menos o que precisa devolverão contribuinte por sua compulsão de tanto arrecadar... O buraco do país é sua máquina pesada e ineficiente que só prioriza sua sobrevivência sem saber dizer pra quê....

(*) Nelson Azevedo é economista, empresário, presidente do Sindicato da Indústria Metalúrgica, Metalomecânica e de Materiais Elétricos de Manaus, conselheiro do CIEAM e vice-presidente da FIEAM.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House