07/04/2015
As fabricantes de motocicletas, assim como as empresas de outros segmentos do Amazonas, terão uma nova oportunidade para ampliar suas exportações para os territórios árabes, que possuem um potencial em torno de 450 milhões de consumidores.
Uma delegação com representantes de 14 países árabes desembarca hoje em Manaus, com a missão de ampliar o intercâmbio comercial com o Estado.
Balança comercial
Conforme levantamento da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), entidade organizadora da missão, as exportações do Amazonas para as nações árabes somaram aproximadamente US$ 3,2 milhões, em 2014, uma queda de quase 52% em relação a 2013, quando o Estado exportou US$ 6,7 milhões para os árabes. "A ideia é ampliar nossas fronteiras e aumentar nossas exportações para os países árabes que possuem um potencial de consumo enorme", declarou o gerente executivo do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Marcelo Lima.
Segundo Lima, além de aumentar a venda de motocicletas, o Amazonas tem o interesse de ampliar a comercialização de produtos com a marca "Amazônia", como frutas, cosméticos e fitoterápicos, entre outros.
Por outro lado, os árabes ampliaram em 23,4% a venda de seus produtos no mercado amazonense em 2014 na comparação com o ano anterior. Porém, esse montante pode ser ampliado, segundo o CEO da CCAB, Michel Alaby.
De acordo com a CCAB, a pauta de produtos é composta majoritariamente por itens de valor agregado, como máquinas, ferramentas, veículos, materiais elétricos e instrumentos ópticos.
Delegação terá reuniões com autoridades
Durante a presença no Estado, a comitiva árabe vai ser reunir, amanhã (8), às 10h, com o governador do Amazonas, José Melo, na sede do governo, na avenida Brasil, no bairro Compensa II. Na ocasião será conversado sobre o potencial de expansão das relações comerciais entre o bloco de países árabes e o Amazonas.
No mesmo dia, às 11h30, a delegação terá uma audiência com o prefeito de Manaus, Arthur Neto, no Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, no Centro,
O último compromisso oficial será, às 13h30, na sede da Fieam, na avenida Joaquim Nabuco, no Centro. No local, a comitiva participa de um seminário que discute as oportunidades do comércio bilateral entre Amazonas e as nações árabes.
Representação
A comitiva árabe contará com embaixadores e representantes do Líbano, Kuwait, Iraque, Arábia Saudita, Argélia, Mauritânia, Líbia, Jordânia, Tunísia, Marrocos, Sudão, Catar, Omã e Egito.
Fonte: Amazonas Em Tempo