CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Após queda no investimento, Zona Franca de Manaus ganha com prorrogação

  1. Principal
  2. Notícias

06/06/2014

O volume de investimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM) no primeiro semestre caiu 47% e a estimativa de geração de empregos reduziu 10%. Apesar da retração, a aprovação na Câmara dos Deputados da prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM), que ainda tramitará no Senado, aumentará os investimentos e os postos de trabalho. A avaliação foi feita, ontem, pelo superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira, na reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), responsável por aprovar os incentivos fiscais para os projetos industriais.

A reunião foi a segunda do ano e última do semestre. Em igual período de 2013, as duas reuniões do CAS aprovaram US$ 1,085 bilhão em 81 projetos industriais, com promessa de criação de até 1,6 mil postos de trabalho, em três anos. Nas duas reuniões deste ano, os conselheiros aprovaram US$ 616 milhôes em 76 projetos, com estimativa de abertura de 1,4 mil empregos.

Thomaz Nogueira ressaltou que a autarquia está retomando as regularidades das reuniões e que o intervalo pequeno entre os encontros fez com que o número de projetos fosse menor. “Temos a sensação que a partir de agora (com a aprovação da PEC) o investidor tem a percepção de que tem segurança e prazo para investir. Agora temos que caminhar e confiar que teremos muito mais investimentos”, disse o superintendente.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ricardo Schaefer, também comemorou a aprovação da PEC e disse ser um passo importante na estruturação da Suframa, além de permitir projetos se associem ao PIM, trazendo mais investimentos e empregos para a região.

O governador José Melo disse que o reflexo da aprovação será visto nas próximas reuniões, com o incremento nos investimentos. “Os empresários agora tem consciência que podem trazer seu dinheiro e investimento de médio e longo prazo”, disse.

Para o prefeito de Manaus, Arthur Neto, a aprovação já era esperada. “Sempre tive a sensação de que seria impossível um governo não fazer a prorrogação de um polo como o da Zona Franca. O tempo (que o projeto ficou parado) estava perigosamente afastando investimentos”, disse.

Fonte: Portal D24am.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House