06/06/2014
A reunião foi a segunda do ano e última do semestre. Em igual período de 2013, as duas reuniões do CAS aprovaram US$ 1,085 bilhão em 81 projetos industriais, com promessa de criação de até 1,6 mil postos de trabalho, em três anos. Nas duas reuniões deste ano, os conselheiros aprovaram US$ 616 milhôes em 76 projetos, com estimativa de abertura de 1,4 mil empregos.
Thomaz Nogueira ressaltou que a autarquia está retomando as regularidades das reuniões e que o intervalo pequeno entre os encontros fez com que o número de projetos fosse menor. “Temos a sensação que a partir de agora (com a aprovação da PEC) o investidor tem a percepção de que tem segurança e prazo para investir. Agora temos que caminhar e confiar que teremos muito mais investimentos”, disse o superintendente.
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ricardo Schaefer, também comemorou a aprovação da PEC e disse ser um passo importante na estruturação da Suframa, além de permitir projetos se associem ao PIM, trazendo mais investimentos e empregos para a região.
O governador José Melo disse que o reflexo da aprovação será visto nas próximas reuniões, com o incremento nos investimentos. “Os empresários agora tem consciência que podem trazer seu dinheiro e investimento de médio e longo prazo”, disse.
Para o prefeito de Manaus, Arthur Neto, a aprovação já era esperada. “Sempre tive a sensação de que seria impossível um governo não fazer a prorrogação de um polo como o da Zona Franca. O tempo (que o projeto ficou parado) estava perigosamente afastando investimentos”, disse.
Fonte: Portal D24am.com