CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Após dois anos em queda, produção de eletrônicos sobe 4,3% no 1° tri

  1. Principal
  2. Notícias

05/05/2017

Reportagem publicada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica (Abinee)

A indústria de eletroeletrônicos ampliou em 4,3% sua produção no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016, segundo a Abinee, que reúne fabricantes.

O setor não registrava uma alta trimestral desde 2014. O aumento é um "início de retomada", mas a base de comparação ainda é baixa, afirma o presidente da associação, Humberto Barbato.

Em 2015, a indústria reduziu sua produção em 21% e, no ano passado, em mais 11%.

O crescimento neste ano foi impulsionado pelo segmento de eletrônicos -o de elétricos, que sofreu menos durante a crise econômica, se mantém abaixo do nível de um ano atrás.

"A demanda do setor elétrico depende de leilões de infraestrutura. As vendas de 2016 vieram de obras contratadas antes da crise se agravar, mas 2017 não deverá ser um ano de grandes investimentos para as fabricantes."

Os leilões de transmissão realizados no fim de 2016 e em abril deste ano deverão ter impacto dentro de cerca de 12 meses, avalia Rafael Paniagua, presidente da ABB, de automação e energia.

A empresa, que acaba de finalizar uma fábrica de disjuntores em Guarulhos, não prevê novos aportes neste ano.

"Os investimentos dependerão do leilão de energia renovável, prometido para o segundo semestre. Também vamos aguardar o marco regulatório para veículos elétricos para iniciar a construção da planta de carregadores", diz.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House