04/09/2013
A venda incluirá a totalidade das patentes no setor, que se concentrará agora em serviços e redes. A venda da divisão de celulares da Nokia para a Microsoft deve ser concluída no primeiro trimestre de 2014 e está sujeita à aprovação por acionistas da Nokia e autoridades.
Para a indústria local, a compra não deve trazer grandes mudanças, pelo menos no primeiro ano.
“Ninguém muda o negócio que está dando certo”, avalia o presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus (Sinaees), Celso Piacentini, reforçando que a Microsoft deve trazer uma nova estratégia. O processo deve levar até um ano e meio para se consolidar. Já a marca Nokia, como em outras grandes aquisições de corporações, deve mudar somente em alguns anos, analisa Piacentini.
Cerca de 32 mil funcionários da Nokia esperam ser transferidos para a Microsoft, incluindo 4,7 mil que trabalham na Finlândia.
O comunicado detalhou que o executivo-chefe de Nokia, Stephen Elop, deixará seu posto, enquanto a Microsoft deverá assumir o controle total da Nokia, que já liderou a venda mundial de celulares, mas que perdeu terreno nos últimos anos diante dos smartphones da Apple e da sul-coreana Samsung. A operação ocorre dois anos depois que a empresa decidiu usar o sistema operacional Windows Phone, da própria Microsoft.
Fonte: Portal D24.com