11/11/2013
Os atrasos nas obras acabaram prejudicando o turismo local. Já que, provavelmente, durante o período do mundial, os trabalhos estarão a pleno vapor. O sócio-diretor da Amazônia EcoLazer, Lúcio Bezerra, explica que “o porto é usado pelos turistas locais e pelos turistas estrangeiros que vêm para a cidade para o passeio das águas. Manaus recebe cerca de 20 navios por temporada, com 800 a 1.000 pessoas em cada através do porto”, explica.
A concorrência pública para execução do projeto foi realizada pelo RDC (Regime Diferenciado de Contratação), modelo licitatório criado para a Copa, sob a justificativa de simplificar e agilizar as obras para que ficassem prontas a tempo do mundial. No entanto, de acordo com o contrato assinado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), a construtora J. Nasser Engenharia tem até junho de 2015 para concluir a empreitada. O Dnit tem uma verba de R$ 90 milhões disponíveis desde 2012 para realização do empreendimento. No entanto, o porto esteve sob a administração privada até a metade deste ano, o que impediu que os trabalhos tivessem início fazendo uso de verbas públicas. A indefinição em relação às leis que regiam as áreas portuárias também atrasou a licitação.
Apesar dos problemas em relação à venda de ingressos, com Manaus e Cuiabá sendo as únicas capitais a não terem todos os ingressos vendidos para o mundial e dos problemas relacionados ao porto, a aproximação da conclusão das obras e a expectativa para o sorteio das seleções que virão para o mundial mantém o otimismo das agências de turismo.
Para Lúcio Bezerra, a venda de pacotes durante a Copa do Mundo da Amazônia Ecolazer deve apresentar um crescimento de 30%. “Já temos alguma procura de gente querendo vir na época do mundial. Já há cotações e procura para a Copa, por isso ainda acreditamos em números bem positivos para o evento”, destacou. A nova fase de venda de ingressos do mundial começa na segunda (11).
Para o gerente de operações da ATS Viagens e Turismo, Ariovaldo Batalha, a expectativa para o mundial depende muito do sorteio das seleções que virão para Manaus. “Teremos um crescimento, óbvio. Mas se ele estará dentro do esperado ou se vai superar, dependerá muito do sorteio. Estamos ansiosos pelo dia 6 de dezembro”. O sorteio dos grupos do mundial de 2014, que decidirá quais seleções jogarão em Manaus, ocorrerá no dia 6 de dezembro, às 11h, na Costa do Sauípe (BA).
Fonte: JCAM