CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Ameaça de paralisação traz risco à economia

  1. Principal
  2. Notícias

18/09/2013

Em protesto contra a atual gestão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários realizaram, na tarde desta terça-feira (17), um ato público em frente a sede do órgão em Brasília.

A volta do processo seletivo para a ocupação de cargos e funções do Ministério e a criação da escola de formação profissional são algumas reivindicações da categoria. Além disso, os fiscais também protestam contra cortes no orçamento para a pasta e a demora para realização de concurso público.

De acordo com nota assinada pelo presidente da ANFFA Sindical (Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários), Wilson Roberto de Sá, o intuito da categoria é reforçar a pauta de reivindicações dos trabalhadores junto ao ministro Antônio Andrade.

O movimento, até agora, não dá indícios grevistas, mas na opinião do Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Amazonas, João Ferdinando Barreto, uma possível paralisação dos fiscais federais de agricultura poderá trazer grandes prejuízos para a economia do país. Para o Amazonas, Estado onde indústria e comércio são extremamente dependentes de insumos importados os transtornos seriam incalculáveis, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano.

“Nós atendemos a centenas de pessoas diariamente. Nós temos um trabalho na liberação de mercadorias nos quatro portos que existem e no aeroporto. Nenhuma mercadoria de importação passa sem ser inspecionada pelos nossos fiscais. Então se por ventura vier a acontecer uma paralisação será ruim e pode acabar comprometendo a liberação de cargas, principalmente no momento em que estamos, às vésperas do fim de ano, período de maior demanda no comércio”, destacou Ferdinando.

Apesar das previsões pessimistas, o superintendente enfatizou que esta é uma possibilidade que ainda está distante de acontecer.

“Até agora não há paralisação, não há nada definido sobre isso, acredito que não haverá. Eu não sou a pessoa mais indicada para falar porque eu sou gestor e esta é uma manifestação coordenada pelos trabalhadores. Mas se por ventura houver paralisações claro que terá reflexos no trabalho como um todo”.

Ministro recebeu fiscais

Os fiscais federais agropecuários, que estão em operação-padrão há um mês, reuniram-se na segunda-feira (16), pela primeira vez, com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade. O encontro, que ocorreu durante a tarde, foi fechado. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nota a respeito no início da noite. Os servidores são contra as nomeações que consideram políticas para o ministério. Pedem, ainda, recursos para suas atividades diárias e a contratação de mais fiscais, além dos 172 previstos para ingressar por concurso público este ano.

O Ministério da Agricultura manifestou-se sobre as reivindicações da categoria dizendo que "durante o encontro, o sindicato [dos fiscais agropecuários] entregou ao ministro [Antônio Andrade] documentos com exigências feitas em períodos anteriores à sua gestão". De acordo com o comunicado, a negociação com a categoria terá continuidade e Andrade está aberto ao diálogo com os fiscais.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House