CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Amazonas registra superávit de emprego no setor de turismo

  1. Principal
  2. Notícias

01/08/2018

Notícia publicada pelo Jornal Em Tempo

O Amazonas foi um dos poucos estados brasileiros que registraram superávit na conta do emprego no turismo no mês de junho, com o total de 152 novos postos formais. O resultado consta no estudo Empregabilidade no Turismo. produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O segmento amazonense, nessa contagem, ficou atrás apenas do estado do Ceará, no Nordeste, com superávit de 479 novos empregos e fechou à frente do Maranhão (53), Mato Grosso (33) e Goiás (67). De acordo com o Ministério do Turismo, o clima, as condições naturais e os efeitos benéficos do investimento, tanto privado quanto público, ajudam a explicar os resultados nesses poucos Estados. Em todo o Brasil, o setor de turismo fechou o último mês de junho com 7.743 postos de trabalho, elevando para 16,5 mil os postos fechados desde maio, quando haviam sido extintos 8.754. A CNC avaliou que os serviços ligados ao turismo continuaram amargando prejuízos. uma vez que se manteve a tendência do desemprego do mês anterior. Em maio. o número de desempregados foi um pouco maior, atingindo 8.754 trabalhadores.

"Nesses dois meses o desemprego acumulou 16.5 mil pessoas reflexo do tamanho do ajuste de diminuição de custos que as empresas realizaram em decorrência do tamanho das per-das nos negócios do setor no período", avaliou a entidade.

Os números divulgados pela CNC indicam que o resultado entre admissões e demissões no primeiro semestre do ano fechou negativo em 11.689. O número, no entanto, é menor do que o verificado no mesmo período do ano passado. quando o saldo entre admissões e demissões ficou negativo em 13.061 postos.

Recuperação

A CNC avalia que a recuperação da empregabilidade no turismo vai depender do otimismo dos próprios consumidores para com a situação do pais Para o economista da CNC, Antonio Everton, enquanto esse otimismo não ocorrer. "o emprego no turismo continuará sofrendo as oscilações [decorrentes] da conjuntura econômica. retrato do desempenho das empresas do setor". A avaliação do economista é de que mais do que somente o otimismo dos consumidores quanto às perspectivas do mercado de trabalho. à estabilidade dos preços e à folga para gastos novos nos orçamentos. aliado à capacidade de a economia voltar a crescer também serão fundamentais para a recuperação dos empregos do setor.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House