19/12/2021
O Amazonas recebeu R$ 31 bilhões em investimentos aprovados no Codam, com mais de 22 mil novos empregos, em três anos. Conforme aprovação no Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam).
Dessa maneira, o Codam realizou ontem (15) a 293ª Reunião Ordinária e consolidando recorde em investimentos em três anos (2019 a 2021).
Por exemplo, com a projeção de criação de 22.500 novos postos de trabalho com a implantação dos projetos no estado.
“Demonstra que estamos no caminho certo, melhorando o ambiente de negócios e dando mais segurança aos investidores”, destacou o presidente do Codam, governador Wilson Lima.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que coordena as reuniões do Codam, destacou os valores como inéditos na história.
Nesse sentido, o titular da Sedecti, Jório Veiga, avaliou o feito histórico como fruto do interesse dos empresários na segurança e garantia gerada pelo modelo da Zona Franca de Manaus. Assim como pelas leis e condições dadas pelos benefícios fiscais do Governo do Estado.
293ª Reunião
Além disso, os destaques da pauta da 293ª Reunião do Codam apresentou 34 projetos, sendo 16 de implantação, 14 de diversificação e quatro de atualização.
A princípio, o investimento previsto foi de R$ 795 milhões, com projeção de 971 novos postos de trabalho para os próximos três anos. A mão de obra remanejada foi de 1.377.
Fieam
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva comentou sobre os números alcançados na última pauta do ano do Codam.
Ele afirmou que foi ano exitoso, tanto nas reuniões do Codam, quanto nas reuniões do CAS (Conselho Administrativo da Suframa).
“Onde aprovamos vários projetos de implantação que geraram alguns empregos diretos. E, hoje, nós estamos finalizando com a reunião do Codam, que é onde começa o processo mais importante, que é a isenção e incentivo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os investimentos. Hoje temos em torno 106.732 empregos diretos (no PIM) o que é muito positivo para o fechamento do ano”, conclui o presidente da Fieam.
Fonte: BNC Amazonas