CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Amazonas quer impulsionar borracha

  1. Principal
  2. Notícias

02/07/2013

Produtores agrícolas se reúnem em debate com a Faea (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para discutirem novas estratégias para o cultivo de seringueiras no interior do Estado. De acordo com o pesquisador Everton Cordeiro, a intenção é ampliar o estudo sobre a cultura e intensificar o plantio.
O Comitê Técnico da Borracha é formado por representantes dos municípios de Itacoatiara e Boca do Acre. Responsável pelo projeto de heveicutura, Cordeiro comenta que para a disponibilização da tecnologia de seringueiras tricompostas resistentes ao mal das folhas, precisam ser implantadas unidades demonstrativas em, pelo menos, vinte unidades espalhadas pelos municípios reprodutores. "A formação do plantio seria de um ao sexto ano, e a produção começaria no sétimo ano", explica o especialista.
O presidente da Faea, Muni Lourenço, destaca a necessidade de especializar mais produtores para que o número de profissionais aptos a desenvolverem a cultura aumente no interior. "Para isso, precisamos de incentivo estadual", adianta o representante.
O projeto de pesquisas com a seringueira foi desenvolvido pela Embrapa e a expectativa é de com essa tecnologia o Amazonas possa ter mais representação na produção de borracha. "Afinal, a cultura é responsável pela geração de emprego e renda de uma parcela da população nos municípios onde há plantio", diz Cordeiro, além de ressaltar o atendimento da demanda por matéria-prima da indústria de pneus localizada em Manaus.

Incentivos ultrapassam R$ 1 milhão

Nesta semana, onze municípios foram contemplados com 140 implementos agrícolas, totalizando o investimento de R$ 1 milhão. A finalidade é que esses implementos aumentem a produção das seguintes localidades: Jutaí, Tapauá, Tonantins, Fonte Boa, Amaturá, Tabatinga, Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Japurá e Presidente Figueiredo.
No total, 20 comunidades foram beneficiadas com a entrega de kits compostos por um microtrator, distribuidor, carreta agrícola tipo madeira, encanterador, enxada rotativa, sucadeira e roçadeira agrícola.
Além dos 11 municípios, seis municípios da Calha do Madeira já foram beneficiados com a entrega de implementos no mês passado. Na ocasião, foram entregues mais de 4.700 implementos, entre Grupos Geradores (11), Motor Estacionário (2.329), Motor Rabeta (1.379), Forno para casa de farinha (171), Catitu (100), Enxada, Machado, Pedra de afiar, Caixa de Isopor, Malhadeira, Kit Ferramenta (212), Kit Pescador (228) e Kits Sangrias (86).
Lourenço exemplifica que com os implementos o tempo de produção da mandioca - principal cultura de sua comunidade - será reduzido de seis meses para apenas um mês e meio. "Agora, será possível plantar outras culturas, como as hortaliças", garante.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House