CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Amazonas precisa de R$ 20,9 bi para melhorar logística, aponta CNI

  1. Principal
  2. Notícias

25/08/2014

Para solucionar os gargalos logísticos do Amazonas, são necessários investimentos de, no mínimo, R$ 20,9 bilhões, segundo estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em todo o País, as propostas indicadas somam R$ 987 bilhões. O Plano CNT de Transporte e Logística 2014 traz projetos prioritários de infraestrutura de transporte, abrangendo todos os modais, tanto na área de cargas como na de passageiros.

No Amazonas, os recursos são necessários para 97 projetos prioritários de infraestrutura. Somente para a Região Metropolitana de Manaus, os investimentos somam R$ 4 bilhões e incluem a implantação de corredor expresso ou Bus Rapid Transit (BRS), construção e adequação de terminal de passageiros, construção de infraestrutura para monotrilho ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), construção e adequação de vias urbanas e de plataformas de ônibus e terminais de passageiros.

O estudo elenca 2.045 projetos prioritários de infraestrutura de transporte em todo o País, abrangendo os modais, tanto na área de cargas como na de passageiros.

O objetivo, segundo a instituição, é contribuir para alavancar o desenvolvimento do País, reduzir os custos logísticos, aumentar a competitividade dos setores produtivos e permitir mais segurança e desempenho aos transportadores e à população. “São intervenções condizentes com o desenvolvimento econômico e social desejado ao Brasil, abrangendo a modernização e a ampliação de rodovias, aeroportos, portos, hidrovias, ferrovias e também dos terminais de cargas e de passageiros”, afirma o estudo.

O levantamento permite identificar o caminho a seguir para um sistema de transporte condizente com o desenvolvimento desejado para o Brasil.

“Uma significativa parcela da infraestrutura de transporte, em todas as modalidades, encontra-se obsoleta, inadequada ou ainda por construir. Algumas delas operam no limite ou mesmo acima da sua capacidade, enquanto outras carecem de manutenção”, conclui o estudo. Segundo análise da CNT, essa situação representa um entrave ao crescimento do País e gera reflexos negativos, como aumento do tempo de viagens, maior custo operacional, aumento do número de acidentes e dos níveis de emissão de poluentes.

Modais


Em 2013, a navegação interior - que utiliza vias navegáveis como rios, lagos, canais, lagoas, baías, angras, enseadas e áreas marítimas abrigadas - movimentaram, no Amazonas, 3,8 milhões de toneladas, 4,7% do total movimentado pelo modal no País, R$ 80,3 milhões de toneladas.

Para melhorar a capacidade desse modal, o Estado precisaria investir R$ 6 bilhões na adequação de 11,7 mil quilômetros (km) de hidrovias e implantação de um quilômetro de dispositivo de transposição.

Já o modal rodoviário necessita de pelo menos R$ 13,9 bilhões em investimentos. Entre os projetos sugeridos, estão a adequação de 322 km de rodovias, 533 km de vias urbanas, 578 km de recuperação do pavimento de rodovia, construção de 1,1 mil km de rodovias e de 31 km de vias urbanas, além da implantação de 26 km de corredor expresso ou BRT e a pavimentação de 1,4 mil km de rodovias.

A movimentação de cargas nos 16 terminais portuários do Amazonas somam 21,6 milhões de toneladas. Entre as melhorias indicadas pelo estudo da CNT, estão a construção de cinco portos no Estado que somam investimentos de R$ 729,6 milhões.

Seriam necessários, ainda, a construção de 48 terminais de cargas no interior do Estado e de dois terminais de passageiros que somam R$ 1,5 bilhão em investimentos.

Sem nenhuma alternativa ferroviária, o Amazonas precisaria aplicar R$ 2,15 bilhões na construção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou monotrilho.

O modal aéreo movimenta no Estado 168,3 milhões de quilos de cargas e 3,2 mil passageiros em três aeroportos. Na avaliação da CNT, seriam necessárias a ampliação de três aeroportos, da estrutura de carga de um aeroporto e a melhoria na pista de quatro aeroportos. Os projetos somam R$ 268,9 milhões.

De acordo com a CNT, a implementação dos projetos pode receber um impulso a partir da participação da iniciativa privada. Conforme a conclusão do plano, “a retomada dos investimentos públicos em infraestruturas de transporte, em anos recentes, apesar de assinalável, não tem sido suficiente para ajustar a oferta de transporte às demandas existentes e previstas”. E a execução dos investimentos também tem estado aquém dos valores planejados e autorizados. “Torna-se assim mais importante a participação da iniciativa privada nesses projetos de infraestrutura de transporte”, destaca o estudo.

Fonte: Portal D24am.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House