CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Amazonas pode ser o Amapá de amanhã - Editorial

  1. Principal
  2. Notícias

10/11/2020

Fonte: Acrítica | Editorial

O caótico quadro a que estão submetidos Macapá e mais 13 municípios do Amapá não é isolado e sim uma realidade que ameaça todos os Estados da Amazônica. As forças de representação da região, governadores, prefeitos, parlamentares e as representações de instituições têm o dever de imediatamente pedir informações do Sistema Nacional de Energia sobre as condições do serviço prestado nessa parte do território brasileiro.

No caso do Amapá o que aparece em primeiro plano é o descaso com que o Estado é tratado pelo operador nacional e essa desigualdade de tratamento se repete em outras unidades da Amazônia. Ali, vistorias e monitoramento dos serviços deixaram de ser feitas dentro da regularidade que mais de recomendada é parte do contrato feito entre o governo federal e a empresa internacional que ganhou o contrato.

Há mais de uma semana, a população de Macapá e de outras 13 cidades vivem a agonia do apagão ocorrido no dia 3 em uma subestação na capital amapaense. Não é somente a falta de energia elétrica que em si já é um problema grave, somam-se a ele as consequências desse fato, racionamento de água, de alimentos, prejuízos para quem trabalha com venda de alimentos, produtos congelados, dificuldades em hospitais e unidades de atenção à a saúde.

A lentidão na tomada de medidas que reparassem em menor tempo a situação demonstra o tamanho do interesse político-governamental que move as ações de socorro para regiões/estados em apuros. De outro lado, a multinacional responsável pela distribuição da energia elétrica estava mantida à distância até o dia 7 como se o direito de fazer negócios fosse dela, mas os problemas gerados para a comunidade são de responsabilidade do governo, das estatais que sobrevivem a privatização que parece ser feita sem critérios mais rigorosos.

O apagão no Amapá, se decisões firmes e transparentes não forem tomadas imediatamente, poderá ser o apagão na região e, em particular, no Amazonas. Da forma como o assunto está sendo tratado – como problema menor – a ameaça de repetição do problema e do tratamento dado a ele aparece como saída ao Governo Federal que costuma centrar esforços nas regiões de maior peso político e econômico do País. As demais são tratadas na lógica de sub-regiões.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House