CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Amazonas está a 5% de ter um colapso na saúde

  1. Principal
  2. Notícias

07/04/2020

Fonte: Acrítica

Paulo André Nunes

Numa escala de zero a 100 para um colapso da saúde pública, o Amazonas aparece atualmente numa faixa de 95%. A afirmação é do secretário estadual de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, em coletiva on line realizada ontem para a divulgação do boletim com atualização de informações sobre monitoramento de casos e medidas de prevenção e controle do novo coronavírus (Covid-19). No momento, são 532 casos confirmados no Amazonas, com 19 óbitos.

"O sistema de saúde do Estado do Amazonas ainda não entrou em colapso nesta ideia de que não existe leitos de UTI para aqueles que precisam. Entretanto, nosso sistema é limitado. Hoje eu falo isso mas, amanhã, esses números podem aumentar e aumentando haverá uma maior probabilidade de ocupação desses leitos. Portanto, se eu pudesse colocar em uma escala de zero a 100, hoje, diria que estamos próximo de 95%, ou seja, 5% de capacidade de leitos vazios de UTI", calculou.

O secretário disse que não se deve, no momento, se pensar apenas em leitos de UTI para a Covid-19. "Precisamos entender que estamos em um período sazonal, onde além do coronavírus temos outros vírus que produzem o que chamamos de Síndrome Respiratória Aguda. Nossos leitos estão sendo ocupados tanto pelos casos confirmados de Covid-19 quanto os de suspeitos e em investigação. Como se não bastasse tudo isso, veio o Covid para anunciar que, provavelmente, nosso sistema possa entrar em colapso nos próximos dias. Preciso dizer, em responsabilidade nossa do Estado, que hoje, não, mas provavelmente nos próximos dias não teremos mais leitos de UTI no setor público e tambem no privado com os casos Wilson e Tobias estiveram no local Hospital Delphina Aziz, que concentra os casos graves da doença. Outros 226 (42,4%) estão internados em leitos clínicos e UTIs da rede pública e privada confirmados de Covid-19", disse.

Tobias reforçou o apelo pelo isolamento das pessoas em casa, o que também foi reforçado pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS AM), Rosemary Costa Pinto.

"Nós podemos reduzir esses números, a questão das UTIs e o agravamento das mortes se ficarmos em casa e obedecermos todas as medidas preconizadas pelos decretos do Governo do Estado. Vamos evitar de nos expormos. O vírus está circulando e a tendência é de agravamento e prevemos agravamento progressivo a partir de agora.

O número de casos pode ser limitado e a curva achatada para que pacientes graves possam ser atendidos na rede pública e particular. Depende de você se isolar, mantenha objetos pessoas limpos e evite ao máxim transmitir o vírus, As medidas tem que ser feitas.
Você pode salvar vidas", alertou ela.

72,7% É o percentual de pacientes diagnosticados que estão em isolamento domiciliar, um total de 387.

Mais 115 novos casos em 24 horas

Chegou a 532 o número de pessoas comprovadamente infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. O número, atualizado na tarde de ontem, representa um aumento de 115 novos casos em comparação aos números registrados até o último domingo. A FVS-AM também informou que 44 pacientes já deixaram o período de transmissibilidade da doença.

O número total de mortes também aumentou para 19, com outras três mortes confirmadas e sete em investigação. A letalidade do vírus no Amazonas está em 3,57%.

A maioria dos infectados está em Manaus, com 473 casos. Já as cidades do interior contabilizam 59 casos, sendo 28 em Manacapuru, oito em Itacoatiara, sete em Santo Antônio do Içá, quatro em Parintins, três em Iranduba e Tonantins, além de Anori, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Jutaí, Novo Airão e São Gabriel da Cachoeira com um caso cada.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House