06/12/2013
A Amazonas Energia ficou na 53ª posição entre as 63 distribuidoras avaliadas pelo consumidor, com pontuação de 54,64. O desempenho foi pior que o obtido em 2012, quando a concessionária ficou em 47º e teve índice de 58,40, aponta o relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Detalhamento das contas, facilidade para entrar em contato com a empresa, respostas rápidas às solicitações dos clientes, pontualidade na prestação de serviços, fornecimento de energia sem interrupção e rapidez na volta da energia quando há interrupção foram alguns dos quesitos analisados. Segundo classificação da agência, o desempenho foi regular, abrangendo a pontuação de 41 a 60 pontos.
Em nota, a concessionária informou: “A Eletrobras Amazonas Energia ainda está avaliando os resultados apresentados na pesquisa Iasc para levantar diagnóstico e ações específicas de melhorias. A empresa ressalta que está avaliando as origens do resultado da referida pesquisa”.
Somente em 2013, Manaus registrou pelo menos cinco apagões. Em setembro, a causa foi uma tempestade com ventos de até 91,8 quilômetros por hora.
Também são comuns reclamações de consumidores que ficam horas sem energia ou esperando o atendimento da equipe.
A secretária Juliana Araújo trabalha na região central de Manaus e disse que ficou das 8h30 às 15h sem energia em um único dia. “Nós ligamos várias vezes. Eles nem vem e quando vem, vem de madrugada”, conta. A empresa teve prejuízos com lâmpadas e computadores queimados.
Juliana também enfrenta problemas onde mora, na zona oeste, e ressalta que já perdeu um condicionador de ar devido às quedas de energia.
A Amazonas Energia recebeu 663 reclamações entre janeiro e 28 de novembro no Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM), mas apresenta redução de 53,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 1.432 queixas foram registradas.
O desempenho da concessionária local também teve queda em relação à região Norte. Em 2012, a Amazonas Energia era a quarta melhor na região. Em 2013, caiu para a quinta posição. O desempenho também ficou abaixo da média nacional de índice, 60,41.
A pesquisa, encomendada pela Aneel, foi realizada entre 13 de julho e 27 de setembro de 2013 pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists, envolvendo 19.470 consumidores residenciais em 475 municípios brasileiros. De acordo com a Aneel, a amostra estatística foi proporcional à população atendida e avaliou o grau de satisfação dos clientes com os serviços prestados pelas distribuidoras.
Fonte: Portal D24am.com