31/10/2014
Segundo a concessionária, esse reajuste é válido a partir deste sábado (1º) e sua influência no valor das contas se dará de forma gradativa e proporcional aos dias de consumo a partir dessa data base.
Para os consumidores residenciais, o aumento percebido será de 15,83%, enquanto para os consumidores com fornecimento em Média e Alta Tensão o reajuste será de 22,63%.
Ainda conforme a empresa, a nova tarifa reflete o impacto da forte estiagem que provocou o aumento do custo da geração da energia, em função da necessidade de despacho de usinas térmicas a óleo e gás, e estará em vigor até outubro do próximo ano, quando novos cálculos serão realizados, podendo, inclusive, indicar redução da tarifa.
Dos 18,62% de reajuste, -0,20% foi a parcela de contribuição da Eletrobras Distribuição Amazonas, referente cobertura dos seus custos com a distribuição e remunerar todos os investimentos realizados pela concessionária entre outubro de 2013 e novembro de 2014, o restante do aumento é destinado para a compra de energia, transmissão encargos e tributos.
Fonte: Portal D24am.com