24/03/2021
Fonte: Agência Brasil
Maíra Heinen
Usar máscaras, manter distanciamento e lavar bem as mãos. Essas orientações se mantém firmes no Amazonas, mas outras medidas de enfrentamento à covid-19 foram amenizadas no estado. É que o Amazonas tem apresentado algumas melhoras relativas à pandemia. Nos últimos 14 dias, contabilizados até domingo, houve redução de 12% no número de casos e de 42% no total de mortes pela doença, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde. O estado também apresenta a menor taxa de transmissão do país.
Os dados da Fundação Oswaldo Cruz confirmam essa melhora: Amazonas e Pará são os únicos estados com tendência de queda em casos e óbitos, de acordo com o último relatório infogripe.
Agora, com um novo decreto estadual que está valendo desde segunda-feira, o comércio que estava fechado e as atividades proibidas, voltaram a funcionar com horário e público reduzidos. Caso de shoppings, feiras, restaurantes flutuantes, salões de beleza e academias.
Com um cenário melhor, o Amazonas também está recebendo pacientes de outros estados, dentro da chamada Operação Gratidão. São disponibilizados leitos clínicos e de UTI, além de insumos como respiradores, cilindros e usinas de oxigênio, e também medicamentos.