CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

?Amazonas confirma terceiro caso

  1. Principal
  2. Notícias

20/03/2020

Fonte: Acrítica

Aguilar Abecassis

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), confirmou o terceiro caso do novo coronavírus (Covid-19) emManaus.Oanúncio foi realizado, ontem à tarde, durante uma live por meio da rede social oficial do Governo do Estado nas redes sociais.

O novo caso confirmado da doença é de uma pessoa que chegou do Peru e que segue em isolamento domiciliar. Durante a transmissão ao vivo, Wilson Lima acrescentou que o Estado assinou um decreto autorizando o fechamento de academias e centros de ginástica por 15 dias na capital Manaus. Pelo decreto, a suspensão de aulas foram estendidas para todos os 62 município do Amazonas.

Aindasegundoogoverno,desde o dia 29 de fevereiro, o Amazonas soma 52 casos suspeitos noti ficados de Covid-19. Mas deste total,42casosdovírusjáforamdescartados e sete estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-AM). Os três pacientes testados positivos não precisaram de internação. O Estado tem 383 leitos de UTI na rede pública e 50 deles foram preparados e reservados para pacientes com Covid-19 no Hospital Delphina Aziz, em uma primeira fase da pandemia.

Caso seja necessário, esse número (de leitos exclusivos) subirá para 120 e depois para 300.
Segundo informes médicos, mais de 80% dos pacientes de Covid-19 não evoluem para casos graves, manifestando somente sintomas de uma gripe forte (com febre e tosse seca).
Também há muitos registros de pacientes as 52 Esseéonúmerode notificaçõesnoAmazonas de casos suspeitos de Covid 19. Mas deste total, 42 foram
descartados, três estão confirmados e sete estão emanálise pela FVS-AM.

O Governo do Amazonas recebeu 672 testes para diagnóstico do novo vírus sintomáticos (que combatem o vírus no organismo sem sentir nada). Nesse cenário, o Amazonas passa a ter três casos confirmados.Aprimeirapaciente,queveio da Inglaterra e foi internada na últimasemanaemManaus,éconsiderada curada pela Fundação Vigilância em Saúde (FVS-AM).

O segundo paciente confirmado é o Na manhã de ontem, poucos permissionários da feira da Manaus Moderna, na Zona Centro-Sul, utilizavam máscaras ao tratar com clientes e manusear alimentos como prevenção ao Covid-19.

O vendedor de peixes Fredson Carmo dos Santos, 44, decidiu "tapar o rosto" para resguardar a própria saúde. "Cuido de mim em primeiro lugar", afirmou. Uma reunião com a unidade gestora da Manaus Moderna sobre os procedimentos que deverão ser adotados pelos feirantes está marcada para a tarde de hoje.

O açougueiro Valcenir Ferreira Cruz, 42, ainda não havia aderido à mascara, já que "são alimentos que precisam ser preparados", mas tem evitado contato próximo com a clientela.
O auxiliar de serviços gerais da Manaus Moderna Davi Barão, 24, disse que começou a usar máscaras logo que soube do primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Amazonas, divulgado na sexta-feira passada. "Vou continuar trabalhando até que determinem a paralisação das atividades", afirmou.

E ao contrário do que ele informou à reportagem, não foram identificados pontos de higienização com álcool em gel na feira. O vendedor Joel Cristian Mendonça, 24, redobrou os cuidados para evitar o contágio pelo Covid-19 e só sai de casa protegido.
A loja de bijuterias em que trabalha, no Centro, disponibiliza os itens básicos para a proteção dos funcionários.

médico e diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luiz Bessa Luz, 55, que veio da Espanha.
Ele está em isolamento em casa e é acompanhado por técnicos de saúde. O terceiro caso confirmado, que veio do Peru, também segue em acompanhamento médico.

RESULTADO NEGATIVO

O teste realizado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, para o novo coronavírus (Covid-19) apresentou resultado negativo. O anúncio foi feito pelo governador, ontem, na coletiva online. Mesmo sem nenhum sintoma característico da doença, Wilson Lima coletou material para o exame, na noite da última quarta-feira, por recomendação da vigilância epidemiológica do Amazonas. Ele tinha cumprido agenda intensa de reuniões de trabalho com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que testou positivo para o Covid-19.
O governador, que estava em isolamento domiciliar por precaução até o resultado do exame, agora retornou às atividades.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House