13/12/2022
Apesar disso, a indústria brasileira avançou 0,3% em outubro, segundo o resultado divulgado pelo IBGE
O Amazonas registrou a quarta maior queda com 8,2% na produção industrial no mês de outubro deste ano. Os dados são Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), divulgada nesta sexta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a matéria do Valor Econômico, a produção da indústria brasileira recuou em 9 dos 15 locais pesquisados em outubro, ante setembro.
Apesar dos números negativos para o Amazonas, sobretudo a Zona Franca de Manaus (ZFM), a indústria brasileira avançou 0,3% em outubro, segundo o resultado divulgado pelo IBGE na última semana. Hoje, o instituto detalha o resultado pelos diferentes locais acompanhados pela pesquisa.
Principal parque industrial do país, São Paulo teve variação de 0,4% de sua produção em outubro, frente a setembro.
A frente do maior entre as quedas mais intensas estão: Ceará (-13,7%), Mato Grosso (-11,5%) e Paraná (-9,1%). As outras são Região Nordeste (-5,7%), Espírito Santo (-5,3%), Pernambuco (-4,8%), Bahia (-4,6%) e Santa Catarina (-1,8%).
Por outro lado, foram seis locais com taxas positivas. Além de São Paulo (0,4%), houve aumento da produção em Pará (5,2%), Goiás (3,0%), Minas Gerais (1,7%), Rio de Janeiro (1,1%) e Rio Grande do Sul (0,5%).
Frente a outubro de 2021, a produção industrial subiu em sete dos 15 locais pesquisados. Nessa comparação, a produção industrial nacional subiu 1,7%.
Leia mais matéria de Luciane Carneiro em Valor Econômico