08/11/2022
Escolha de Manaus para núcleo do PEIEX se deu com base em estudos quantitativos e qualitativos realizados pela Gerências de Inteligência e de Competitividade da Apex-Brasil.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está com chamamento aberto para selecionar entidade parceira para executar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Amazonas.
O Chamamento Público Nº 11/2022 é destinado a instituições públicas e organizações privadas e prossegue até 4 de janeiro de 2023.
O programa é implementado em todo o país, por meio de convênio entre a Apex e instituições de ensino superior, parques tecnológicos, Fundações de Amparo à Pesquisa, Federações de Indústria, entre outras.
Durante o certame serão observados os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, razoabilidade, proporcionalidade, motivação, vinculação ao instrumento convocatório, finalidade e formalismo moderado.
Todas as fases deste processo de seleção serão realizadas virtualmente, ou seja, sem interação física entre a Apex-Brasil e as instituições participantes. A comunicação entre as partes deverá ser feita de forma escrita, por meio da página eletrônica: https://click.apexbrasil.us/peiexam.
Seleção
A escolha de Manaus para núcleo do PEIEX se deu com base em estudos quantitativos e qualitativos realizados pela Gerência de Inteligência e pela Gerência de Competitividade da Apex-Brasil.
O critério metodológico utilizado para a escolha apura a quantidade de empresas com CNPJ ativo em toda a extensão do do Amazonas, cujas Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAES) sejam aderentes à estratégia de qualificação do PEIEX, ou seja, cujos produtos e/ou serviços tenham um apelo no comércio internacional.
Em um segundo momento é realizada uma análise qualitativa, etapa na qual são aplicados redutores percentuais para se definir a meta global de atendimento de empresas nas localidades em questão.
Opta-se, então, pela instalação de núcleos e/ou polos do PEIEX nas áreas que demonstram possuir empresas-alvo do programa em maior quantidade.
No estado, foi constatada uma maior presença desse tipo de empresa em Manaus. Desta forma, pretende-se trazer o PEIEX para o estado, com um Núcleo Operacional 1.
Com informações de assessoria
Fonte: Real Time1