CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

AM cria 1,5 mil postos formais em fevereiro, aponta Caged

  1. Principal
  2. Notícias

30/03/2023

Os serviços puxaram o resultado, ao registrar 1,9 mil vagas, com 7 mil admissões contra 1,9 mil desligamentos

Manaus – A criação de empregos com carteira assinada no Amazonas em fevereiro totalizou 1,5 mil vagas, a maioria nos serviços, contra 4,2 mil em igual mês do ano passado, resultado influenciado pela perda de postos no comércio, em relação ao mesmo mês de 2022. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, que apontou saldo de 241,7 mil vagas, em todo o País.

Ao contrário do comércio, que perdeu 311 vagas, saldo de 4,3 mil contratações e 4,6 mil demissões, os serviços puxaram o resultado do mês, ao registrar 1,9 mil vagas, com 7 mil admissões contra 1,9 mil desligamentos. Mesmo com a alta, o segmento ficou abaixo do saldo de 2,7 mil postos registrado em fevereiro do ano passado, enquanto que o comércio, no mesmo intervalo, apontou crescimento de 688 vagas.

Já a indústria registrou saldo de apenas 104 vagas formais em fevereiro deste ano, contra alta de 421 de igual mês de 2022 e os postos com carteira assinada na construção civil foram somente 19, contra 396 em fevereiro do ano passado.

No resultado geral, a abertura de postos formais em fevereiro no Amazonas encolheu 63,6%, em relação a igual mês de 2022, enquanto que no País, essa retração nesse comparativo foi de 26,4%, segundo o Caged.

No primeiro bimestre foram abertas 326.356 vagas em todo o Brasil, o resultado mais baixo para os dois primeiros meses do ano desde a reformulação do Caged, em 2020. A comparação considera os dados com ajustes, quando o Ministério do Trabalho registra declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e retifica os dados de meses anteriores. A mudança da metodologia não torna possível a comparação com anos anteriores a 2020.

No País, quatro dos cinco setores pesquisados criaram empregos formais em fevereiro. A estatística foi liderada pelos serviços, com a abertura de 164,2 mil postos, seguido pela construção civil, com 40.380 postos a mais. Em terceiro lugar, vem a indústria (de transformação, de extração e de outros tipos) com a criação de 22.246 postos de trabalho.

O nível de emprego aumentou na agropecuária, com a abertura de 16.284 postos. Somente o comércio, pressionado pelo fechamento de vagas temporárias típico do início de ano, extinguiu empregos com carteira assinada no mês passado, com o fechamento de 1.325 vagas.

Fonte:

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House