CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Alimentos têm contribuição positiva na indústria da transformação, mostra IBGE

  1. Principal
  2. Notícias

07/12/2020

Fonte: Valor Econômico

Por Alessandra Saraiva, Rafael Rosas e Gabriel Vasconcelos

O desempenho da indústria da transformação no terceiro trimestre de 2020, dentro do Produto Interno Bruto (PIB), poderia ser pior não fosse boa performance da atividade de alimentos no período, admitiu a economista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) Rebeca Palis, chefe do departamento de Contas Nacionais do instituto. Hoje, o IBGE anunciou o PIB do terceiro trimestre.

No terceiro trimestre desse ano, o PIB da indústria como um todo subiu 14,8% em relação aos três meses antecedentes. Na comparação com terceiro trimestre de 2019, a indústria porém ainda amarga queda, de 0,9%. Entretanto, esse recuo era pior no segundo trimestre, na mesma comparação, com retração de 14,1%.

Ao detalhar somente indústria da transformação, o IBGE apurou que houve recuo de 0,2% no terceiro trimestre, ante um ano antes - sendo que, no segundo trimestre, essa queda era de 20,9%. No caso da comparação com segundo trimestre desse ano, a atividade na indústria da transformação subiu 23,7% no terceiro trimestre de 2020 - sendo que, no segundo

Um dos aspectos que contribuíram para resultados de retorno a taxa positiva ou de queda menor na indústria da transformação no período, foi a alta de procura por alimentos, em meio à crise causada por covid-19.

Ao ser questionada sobre o tema, a pesquisadora do IBGE notou que houve durante a pandemia aumento na demanda por alimentos, "que causou também impacto na inflação", acrescentou ela, observando que, com elevação de demanda maior que oferta, ocorreu aumento de preços, em gêneros alimentícios. Isso, na prática, ajudou a indústria do setor a compor resultado positivo, no terceiro trimestre; e inibiu em parte quedas piores no período, na atividade industrial como um todo, observou ela. "A indústria de alimentos foi um destaque positivo na indústria da transformação", admitiu ela.

Outros destaques positivos citados pela economista na indústria no terceiro trimestre foram as indústrias de bebidas; de produtos de metal, e de equipamentos de informática e eletrônicos.

Em contrapartida, contribuíram negativamente, para compor o resultado da indústria da transformação, os setores automotivo; de metalurgia, máquinas e equipamentos, e de artigos do vestuário e acessórios, acrescentou.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House