01/07/2022
Braço direito do ministro da Economia Paulo Guedes, Daniella Marques Consentino, deixou a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal. Com isso, representação do ministro no Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS) deve passar para Alexandre Ywata. A informação foi confirmada pelo próprio superintendente da Suframa, Algacir Polsin, ao Sim &Não durante a ExpoAmazônia BIO&TIC 2022.
Currículo Ywata é mestre em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB) e PhD em Estatística pela Northwestern University, no estado de Illinois, nos Estados Unidos. Ele chefiava a secretaria de Desenvolvimento da Infraestmtura da Secretaria de Produtividade e Competividade (Sepec) e já passou também pela subsecretaria de Direito Econômico da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento (Seto).
Controversa Daniela assumiu o comando da Caixa Econômica Federal, em meio a investigações de assédio envolvendo o agora ex-presidente do banco, Pedro Guimarães. Durante os quatro meses em que esteve a frente do CAS, representando Paulo Guedes, teve uma gerência controversa.
PIM Sua participação ganhou destaque de maneira negativa ao, no primeiro discurso aos empresários, afirmar o compromisso ser porta-voz do modelo junto ao ME e, um dia depois, o governo federal divulgar o primeiro decreto de redução do Imposto sobre Produtos industrializados (IPI). Desde que foram divulgados os decretos o CAS teve apenas uma reunião presencial.
Fonte: Acrítica - Sim & Não