24/01/2014
O último grupo de lançamento de celulares inteligentes da empresa foi no meio do ano passado (Idol, M'Pop e Pixo), quando a marca passou a fabricar celulares inteligentes no Brasil - a empresa tem unidade industrial em Manaus (AM). Hoje, o único smartphone importado comercializado pela empresa no País é o OT-4012 Firefox, produto vendido pela Alcatel por meio da Vivo, que o usa o aparelho para lançamento de produtos da operadora com o sistema operacional Firefox.
"Há dois anos que estamos nos preparando para esta 'virada' no mercado Brasileiro, representada pelo aumento de volume de smartphones e sua consequente necessidade de fabricação local, para se ter acesso aos benefícios da chamada 'Lei do Bem' (programa do governo de incentivo à produção local de aparelhos móveis)", conta o presidente da empresa no Brasil Marcus Daniel.
O executivo diz que o esforço agora é crescer a base de usuários e o faturamento da empresa. "Continuaremos a importar os celulares mais simples, que ainda contam com mercado, e estenderemos nossa estratégia de fabricação local desmartphones", afirma.
A marca Alcatel foi criada em 2004, a partir de uma joint venture entre a francesa Alcatel-Lucent e a chinesa TCL Comunication. Depois, os franceses venderam sua parte aos chineses.
A estratégia da China de ganhar tecnologia, confiabilidade e conquistar mercados exigentes, como o norte-americano e o europeu, têm sido adquirir ou fazer parcerias com grandes empresas internacionais - a prática não é exclusividade do segmento de aparelhos móveis, mas em todos que exigem alta tecnologia embarcada.
Fonte: Yahoo!