03/02/2023
Manaus – A maior usina solar da região Norte foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (2), em uma área de 20 mil metros quadrados, com total de 4,6 mil placas fotovoltaicas, que irá reduzir a emissão de carbono (CO2) no meio ambiente e gerar energia na rede que será revertida com a redução do consumo pela Águas de Manaus.
A usina que fica Km 15 da BR-174 (Manaus-Boa Vista) tem capacidade de atender, por exemplo, 260 mil pessoas em Manaus, garantindo energia limpa e renovável para 55 unidades operacionais da concessionária.
“O foco de ação é a sustentabilidade, com olhar de energias limpas, naturalmente o processo de toda as operação do serviço de água e esgotamento sanitário consome muitos energia”, disse o diretor-presidente da companhia, Diego Dalmagro.
O executivo citou que a empresa apresentou um plano estratégico com base legislação para buscar uma geração de energia de consumo com fontes renováveis. ”Chegamos a 96% do nosso consumo com energias limpas”, ao se referir ao consumo de parte das unidades.
Já o secretário municipal de Administração, Ebenézer Bezerra, que representou o prefeito David Almeida, disse que o município busca a inovação com a procura por energia que tenha menor impacto ambiental, medida que coloca Manaus no cenário nacional.
Com 2,5 megawatts de volume energético sendo produzido, a usina deverá alimentar cerca de 13% das unidades operacionais de água e esgoto da empresa, colaborando para uma cidade mais sustentável.
O sistema chamado de geração distribuída capta a energia solar por meio das placas fotovoltaicas e passa por um inversor solar, que joga a energia na rede da distribuidora Amazonas Energia. Pela legislação, a Água de Manaus é beneficiada com a compensação da energia solar gerada.