CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Afebras quer PIM sem incentivos em pacote

  1. Principal
  2. Notícias

06/11/2019

Fonte: Jornal Diário do Amazonas

Mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em abril deste ano, favorável às fabricantes de refrigerantes da Zona Franca de Manaus (ZFM), a Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afebras), entidade que representa empresas de outros Estados, investe para que o governo federal inclua o fim ou o corte de incetivos ao setor de bebidas do Amazonas, no pacote de medidas econômicas que vai apresentar ao Congresso, nesta terça-feira (5).

Em material divulgado pela própria entidade, o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, defende a inclusão das multinacionais que fabricam o concentrado para refrigerantes na ZFM no corte de incentivos fiscais.

“Fontes ligadas ao governo disseram à imprensa que a proposta de Guedes prevê o corte linear de 10% nos chamados ‘gastos tributários’, incentivos a setores da economia por meio da redução de impostos. Isso inclui programas como o Simples Nacional. No entanto, o corte pouparia os incentivos regionais, como os da ZFM. Diante dessa informação, as indústrias de bebidas brasileiras reagiram, cobrando do governo um tratamento igualitário, sem privilégios a multinacionais instaladas naquela região, como Coca-Cola, Ambev e Heineken”, diz o material divulgado.

“É uma sequência de erros de Guedes. Ele havia se posicionado neste ano que era contra os incentivos absurdos concedidos à Zona Franca de Manaus e principalmente contra a fabricação de concentrados. Chamando-os de xaropinho, admitindo que era errado”, criticou Bairros.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House