22/08/2013
Aeroporto realiza 1.170 operações com cargas
Com uma frequência de voos cargueiros diária, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) informa que até julho de 2013 já foram processadas 1.170 operações de pousos e decolagens. Em 2012 foram registradas 2.104 operações de pousos e decolagens de aeronaves cargueiras, no Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes, localizado na avenida Santos Dumont nº 1350, no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade.
São 11 as principais companhias aéreas que operam com aeronaves cargueiras no Teca (Terminal de Cargas Aéreas) de Manaus: Lufthansa, Atlas Air, Lan Colômbia, Tampa Cargo S/A., MAS Air, Absa Aerolinhas Brasil, Lanchile Cargo, Cargo Lux, Lantam, Americam Air Lines, Gol Log, dentre outras companhias aéreas não regulares (charter), informou a Infraero.
Os voos mais frequentes tem sua origem em Miami –Estados Unidos da América; Cidade do México e Guadalajara –México; Quito e Guayaquil –Equador; Caracas –Venezuela; Frankfurt –Alemanha; Lima –Peru; Panamá, Guarulhos e Campinas (SP), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA).
Com destinos direcionados para Miami –Estados Unidos da América; Bogotá –Colômbia; Panamá; Lima –Peru; Venezuela; Argentina; Guarulhos e Campinas (SP).
Segurança solidária
As companhias aéreas são quem determinam pesos mínimos e máximos. Além de depender da demanda de carga a ser transportada pela companhia aérea dentro da capacidade de sua aeronave. Cabendo à Infraero apenas disponibilizar os volumes que a mesma solicita, tão logo as questões documentais e de pagamento de armazenagem sejam regularizadas, segundo informações da assessoria de comunicação.
A Infraero é fiel depositária na questão do transporte de cargas. Por questão de segurança existem normas e procedimentos que visam garantir o transporte das cargas que, em sua maioria, tem um valor agregado expressivo, de acordo com a Infraero operando em Manaus.
Importação x Exportação
Na importação, a maioria dos produtos e mercadorias transportadas em aeronaves cargueiras são os componentes eletrônicos para fabricação de itens do PIM (Polo Industrial de Manaus). Na Exportação, temos o produto acabado, produzido pelas fábricas do PIM, principalmente televisores e eletroeletrônicos, de acordo com a Infraero.
Funcionamento do Teca
O Teca funciona 24 horas, todos os dias desde o dia 15 de julho com a atuação dos órgãos anuentes. O complexo logístico de carga do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes, formado pelos Terminais de Logística 1, 2 e 3, foi recentemente modernizado e ampliado, sendo as novas áreas entregues em 2011, estando, portanto, o complexo devidamente preparado para o aumento da demanda de cargas e de aeronaves cargueiras.
Não há registros de reclamações por parte das empresas que operam aeronaves cargueiras no Teca Manaus junto à CAC (Central de Atendimento ao Cliente) e a Ouvidoria da Infraero.
Há uma programação de voos cargueiros e também de voos charters que operam no Teca. Maiores informações podem ser obtidas junto às companhias aéreas, informou a Infraero ao Jornal do Commercio.
Fonte: JCAM
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....