13/11/2013
Em teleconferência com analistas ontem pela manhã, o executivo-chefe da Positivo, Hélio Rotenberg, disse que a variação do dólar no período fez com que a fabricante elevasse os preços de seus produtos. Isso fez com que o varejo reduzisse a demanda pelos produtos da Positivo, já que outras companhias mantiveram os preços em patamares menores.
A chinesa Lenovo foi a que mais levou vantagem com a estratégia. Ao manter preços mais baixos, conseguiu aumentar sua participação de mercado e assumiu a liderança do mercado brasileiro de PCs. Segundo executivos consultados pelo Valor, a empresa conseguiu 18% das vendas no trimestre, ante 13% da Positivo (eram 7% e 13%, respectivamente, em 2012). O desempenho da Lenovo foi impulsionado pela marca CCE, para consumidores de renda mais baixa.
Segundo Rotenberg, a liderança da Lenovo resultou de uma atitude "arrojada" e será temporária. "A Lenovo é a maior fabricante de PCs do mundo e quer a colocação no Brasil. Estamos bem posicionados com as vendas no quarto trimestre", disse o executivo.
Fonte: Valor Econômico