17/09/2021
O Acre recebeu durante a semana a caravana da Suframa com o Projeto Missão Arara, que promove ações de avanço ao desenvolvimento e medidas de estruturação do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nos estados de competência da autarquia.
Na tarde desta quinta-feira (16), o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, se encontrou com alguns prefeitos das cidades acreanas, inclusive com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, na Associação dos Municípios do Acre (Amac), na capital acreana.
O superintendente explicou no encontro que a visita ao Acre faz parte ocorre após vários meses de trabalho remoto com a prefeituras das cidades devido à pandemia. Ele acrescentou que a ideia era buscar contato com políticos estaduais e municipais, empresários e também ouvir o setor de pesquisa e inovação para mostrar as ferramentas disponíveis no ecossistema local.
"Buscamos ouvir a comunidade local, ouvir os governadores os prefeitos e os empresários para que possamos melhor desenvolver o nosso trabalho e melhorar a qualidade de vida da população do Acre. Contribuir para o desenvolvimento da região, buscar riqueza, inclusive, aquela riqueza que é produzida lá em Manaus que hoje em dia é o coração pulsante que é a zona franca de Manaus", destacou.
A agenda de interação interinstitucional do grupo começou no estado acreano na terça (14) com reuniões com o governador Gladson Cameli e o prefeito Tião Bocalom, além do Sebrae-Acre e palestras na abertura da Semana de Educação Fiscal.
Na quarta (15), os representantes da Suframa visitaram as instalações da indústria Dom Porquito, no interior do Acre, a sede da Área de Livre Comércio de Brasileia/Epitaciolância (ALCBE), o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Embrapa.
Houve ainda reuniões com representantes das Câmaras Técnicas das áreas de Agronegócio, Tecnologia e Inovação e Economia Criativa do Acre e a Universidade Federal do Acre (Ufac).
Colaborou Murilo Lima, da Rede Amazônica Acre.
Fonte: G1 Amazonas