CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Abertura fácil de empresas

  1. Principal
  2. Notícias

07/12/2018

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Na próxima segunda-feira (10), a Junta Comercial do Amazonas (Jucea) fará o lançamento do Sistema Rede Simples Digital ­Integrar, que permitirá a constituição de empresas de forma simplificada, pela Internet. O Integrar faz parte de um termo de cooperação entre as Juceas do Amazonas e do estado de Minas Gerais, e vai integrar os serviços de abertura e acompanhamento dos processos das empresas do Amazonas, juntamente com mais oito estados brasileiros.

De acordo com o presidente da Junta Comercial do Amazonas, Antônio Lopes, o sistema já era usado separadamente nos estados de Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Roraima e Acre.
O lançamento do sistema no Amazonas deve marcar a forma integrada desses estados no sistema. "O profissional que estiver no Rio Grande do Sul, Ceará, Roraima, ou Distrito Federal, por exemplo, vai poder executar as demandas empresariais com a Jucea do Amazonas, como se estivesse aqui no estado, ou seja, se você tem uma empresa com a matriz no aqui no Amazonas, ou em qualquer um desses estados, vai poder fazer seus procedimentos pelo Integrar", explicou Lopes.

REDE SIMPLES DIGITAL

O Integrar terá como base a Ficha de Cadastro Nacional (FCN), documento cujo preechimento é o passo inicial para que uma empresa seja criada e inscrita.

Pontos

c

Menos burocracia para abrir empresa

c O primeiro passo para criar ou inscrever uma empresa é preencher a Ficha de Cadastro Nacional (FCN).

c A partir das informações contidas na FCN, o novo sistema produzirá automaticamente os documentos necessários para que o empresário dê entrada na Junta.

c Esses serão inseridos de modo digital e poderão ser analisados por técnicos, sem a necessidade de impressões e deslocamentos.
c A abertura de empresas de baixo risco poderá ser feita de modo automático em até 2 horas.

O novo sistema, a partir das informações contidas na FCN, produzirá, de maneira automática, os documentos necessários para que o empresário dê entrada na Junta.

Esses serão inseridos de modo digital e poderão ser analisados por técnicos, sem a necessidade de impressões e deslocamentos até a entidade. No caso de aberturas de empresas de baixo risco, a criação poderá ser feita de modo automático pelo próprio sistema, em

Digitalização de documentos é uma das medida da Jucea para tornar eficientes os serviços prestados pela autarquia responsável pelo registro público de empresas até duas horas.
"Acreditamos que a maior parte do nosso público poderá acessar o nosso portal e fazer os procedimentos, antes feitos na Jucea, do próprio escritório. Sem a necessidade de deslocamento até a sede da entidade.

Com isso eles economizarão tempo e dinheiro", detalhou o presidente da Jucea Amazonas.
A solenidade de lançamento Nacional do Integrar vai ocorrer, na segunda-feira (10), às 19h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na avenida Joaquim Nabuco, Nº 1919, no Centro de Manaus.

A adoção de soluções tecno lógicas para melhoria dos serviços é uma das metas da Jucea.
Atualmente, já conta com recursos que abrangem ferramentas de internet, intranet e a digitalização de documentos. A instituição tem 109 anos e é uma das mais tradicionais do
Estado, sendo responsável pelo registro comercial de empresas no âm bito do Estado.
A Jucea foi criada pela Lei n° 29 de 14 de dezembro de 1891. A instalação oficial se deu em 17 de Janeiro de 1892, data em que foi registrada a primeira reunião. Funciona em sede própria na Avenida Eduardo Ribeiro, 898, desde 1976, quando adquiriu o imóvel atual.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House