CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

‘A vida é feita de desafios’ - Entrevista com José Roberto Tadros, eleito presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio)

  1. Principal
  2. Notícias

28/09/2018

Entrevista publicada pelo Jornal do Commercio

Ampliando a liderança à frente do segmento, o empresário do comércio, o amazonense José Roberto Tadros foi eleito presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Ele assume mandato para presidência da instituição no quadriênio 2018/2022, dia 19 de novembro. A inserção de Tadros na CNC traz destaque para o Amazonas como o primeiro presidente da região a ser eleito para uma entidade nacional. O presidente falou brevemente ao Jornal do Commercio sobre o momento.

Jornal do Commercio - Quais as principais metas à frente da CNC?

Roberto Tadros -Uma CNC humana, solidária e mais próxima das Federações e Sindicatos, com trabalho, ética e honestidade. Além de dar sequência no processo de modernização, permitindo consolidar os avanços conquistados pela CNC, vamos traçar uma política nacional, com propostas concretas para atuar de forma assertiva no fomento ao desenvolvimento do Brasil, primando fortalecer o comércio.

JC - Qual importância dessa transição segura proposta pela chapa unidos pela CNC?

Tadros - Toda transição segura é importante porque transmite tranquilidade não só ao corpo administrativo como também ao grupo que apoiou a chapa, porque se faz uma transição sem euforia, sem foguetório, faz com o objetivo de dar continuidade ao grande trabalho do presidente Antônio Oliveira.

JC - Ocupar um cargo de presidente da CNC, num momento de insegurança na economia do país e em predefinição da eleição é um desafio?

Tadros - Vamos defender de forma decisiva o sistema e também a democracia. O país já esteve pior, que a inflação está contida, o desemprego reduziu, a economia tá começando a funcionar melhor. Só não está melhor porque é um ano político e isso cria instabilidade e insegurança, mas a vida é feita de desafios.

JC- Qual a importância da CNC para o fortalecimento da econômico do país?

Tadros - A CNC representa 75% do PIB Nós temos grandes responsabilidades, portanto 75% de tudo que é produzido, precisamos contribuir numa recuperação em todos os segmentos. Bens serviços e atividade econômica de um modo geral é oriundo do setor terciário, comércio e serviços, então a nossa responsabilidade é redobrada.

JC - Existe algum tipo impacto no comércio por conta do ano eleitoral?

Tadros - De certa forma sim. Se não fosse um ano fosse o ano de eleição, de insegurança política, a economia estaria bem melhor, no entanto, podemos perceber que está dando sinais de melhorias bem positivas.

JC- O indicador da CNC divulgado em agosto, apontou que confiança dos empresários do comércio atingiu um patamar mais baixo em dois anos. Alguma proposta para mudar esses índices e elevar essa confiança?

Tadros - Esse é o reflexo da instabilidade que está se vivendo por conta do processo eleitoral. Uma das propostas será maior visibilidade da CNC em defesa do empresariado. Sugerir aperfeiçoamento ou rejeição a textos que contrariem os interesses do setor.

JC- A Amazônia dentre outras regiões, ganha reforço quanto à missão desenvolvimento da região com o senhor presidente da entidade?

Tadros -Todos ganham reforço, porque agora o meu universo e a minha base territorial é o Brasil. Evidentemente que eu conheço a realidade da Amazônia e as suas dificuldades, obviamente que vamos procurar melhorar e como ao longo do tempo o presidente vinha me prestigiando com muitas obras, muito investimento, o estado do Amazonas foi sempre amplamente contemplado na gestão do presidente Antônio eu diria que é dar continuidade aquilo que já me era dado sem eu ser presidente da CNC. Mas o meu ângulo de missão serão os oito milhões e meio de quilômetros quadrados que é a minha responsabilidade a partir do dia 19 de novembro, uma política concentrada absolutamente bem vista sem uma visão regionalista e sim com uma visão macro.

Eleição

Com 24 votos a 4, o presidente vai assumir o mandato até novembro de 2022. Atual presidente da Fecomércio AM( Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas) .

O atual presidente da entidade, Antônio Oliveira, que esteve à frente desde 1980, parabenizou Tadros e desejou uma trajetória de bom trabalho na CNC.

Tadros é formado em Direito pela Universidade do Amazonas e atua como empresário do setor terciário desde 1974. Além das suas atividades comerciais e sindicais, ele é autor e coautor de diversos livros e membro da Academia Amazonense de Letras, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e da Academia de Ciências, Artes e Letras do Amazonas.

Sobre a CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), fundada em 4 de setembro de 1945, é a instituição sindical que representa 5 milhões de empresas do comércio de bens, serviços e turismo, segmentos que, juntos, respondem por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram aproximadamente 25,5 milhões de empregos diretos e formais.

A CNC trabalha de forma integrada com 34 federações (27 estaduais e sete nacionais), que agrupam mais de mil sindicatos empresariais. A Confederação administra, também, um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do Brasil – o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), principal agente da educação profissional voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House