CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

‘A Suframa terá portas abertas daqui para frente’, diz novo superintendente do órgão

  1. Principal
  2. Notícias

26/06/2017

Reportagem publicada no portal Acrítica.com

Nomeado pelo presidente Michel Temer no dia 2 junho como superintendente da Suframa, o engenheiro e advogado tributarista Appio Tolentino afirma que a meta prioritária de sua gestão será promover uma mudança de mentalidade na Suframa, deixando-a mais célere em suas atividades e interlocuções, de forma que a classe empresarial conte sempre com portas abertas e receba o maior prestigio possível.

O novo superintendente da Suframa também afirmou que, em sua gestão, a autarquia terá atuação intensamente focada na geração de empregos e na atração de novos investimentos.

Ele assumiu a autarquia no lugar de Rebecca Garcia, que foi removida do cargo pelo presidente Michel Temer como retaliação política.

Na sua posse, tanto em Brasília quanto na apresentação em Manaus, o senhor foi enfático ao dizer que a sua administração terá uma “mudança de mentalidade”. Que mudança é essa que vai implementar?

A administração que eu pretendo fazer à frente da Suframa é colocar sempre o empresário como prioridade. Os representantes da classe empresarial, tanto do setor comercial, da agroindústria, de serviços, da indústria, entre outros segmentos, irão trazer as dificuldades e nós iremos sentar e discutir juntos que medidas podemos tomar para solucioná-las. Daqui para frente, a Suframa terá portas abertas. A bandeira da instituição será celeridade.

Esse foco no empresariado passa pela atração de novos investimentos?

Vamos fazer missões em que iremos convidar empresários de todos os setores e prestadores de serviço pra que nos acompanhem. Essas missões serão pontuais para nos certificar quais são as empresas que nós queremos trazer e ter a oportunidade de convencê-las a vir para a região.

Como o senhor vai contribuir para reduzir a massa de desempregados que ultrapassam 220 mil?

Nós temos que fazer uma política forte de atração de investimentos, levantar quais são os produtos e os componentes que a indústria brasileira importa. Feito isso, temos que tentar trazer essas empresas porque é melhor comprar da Zona Franca de Manaus ou da região do que importar.

O senhor pretende continuar com ações como o destravamento de 11 PPBs (Processos Produtivos Básicos), no âmbito do governo federal?

Sobre este tema, eu mesmo estarei à frente de todo o processo decisório e participarei ativamente das reuniões de trabalho, em sintonia com as equipes técnicas da autarquia junto aos Ministérios. Temos que ver o que causa da demora, quais os pontos conflitantes que levam a isso, e tentar negociar para que tenhamos nossos PPBs aprovados no tempo desejado.

O presidente Temer sancionou a lei com as novas taxas da Suframa. Qual a sua expectativa em relação ao contingenciamento?

O descontingenciamento das verbas arrecadadas pela Suframa será fundamental. Uma vez que o dinheiro arrecadado na região seja aplicado na região, obviamente será um instrumento importantíssimo de desenvolvimento não só para o Amazonas, mas para todos os Estados da nossa área de abrangência. Eu e todos os nortistas ocidentais temos uma expectativa de que esses recursos não sejam contingenciados.

Qual a sua avaliação sobre a infraestrutura na região de abrangência da Suframa, especialmente as estradas e comunicação?

Precisamos modernizar, fazer parcerias com a iniciativa privada, dar mais celeridade às fiscalizações. Estamos dispostos a conversar com todos os agentes envolvidos para fazer essas parcerias.

Qual vai ser o seu "olhar" para os outros quatro estados da região amazônica que fazem parte da administração da Suframa?

Eu e a equipe técnica iremos fazer visitas aos outros Estados, pedir audiências com os agentes políticos e produtivos e tentar definir a forma mais prática de ajudarmos no desenvolvimento de cada uma dessas localidades.

Ninguém assume publicamente a sua indicação ao cargo. O senhor sabe quem foi que o indicou?

Essa resposta em não sei dizer. Não trato de política.

Perfil Appio Tolentino

Idade: 57 anos

Formação Engenharia de Pesca e Direito

Profissão: Engenheiro e Advogado tributarista.

Experiência: Ingressou no serviço público há 30 anos, na Seplan-CTI. No órgão, foi Diretor de Departamento na área de Desenvolvimento Econômico e Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico do governo Omar Aziz.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House