CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

A Suframa ‘está em boas mãos’, afirma Menezes

  1. Principal
  2. Notícias

01/03/2019

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Em coletiva de imprensa ontem, data em que se comemorava os 52 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o superintendente Alfredo Menezes falou sobre seus quatro adjuntos. "Nossa autarquia está em boas mãos", afirmou.

Ele ressaltou as qualidades dos quatro escolhidos para gerenciar as superintendências executivas de Operações, Planejamento e Desenvolvimento Regional, e Projetos justificando que "quando se tem pessoas melhores que você para lhe assessorar, as coisas vão muito bem".

Menezes disse ter levado em consideração o currículo e experiência dos profissionais quando optou por eles e acredita que a equipe formada por ele atende às necessidades da Suframa.

Três dos quatro adjuntos anunciados são coronéis reformados do Exército brasileiro, assim como o superintendente. A nomeação dos escolhidos deve sair nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU).

Compra bilionária De acordo com o Sistema de Mercadorias Nacionais da Suframa, as empresas contempladas pelos incentivos, nos cinco dos sete estados da Região Norte, compraram, em 2017, R$ 31,2 bilhões em produtos fabricados em todo o País.

O militar Sandro Rogério Ferreira Gomes será responsável pela pasta administrativa e orçamentária da autarquia. Ele é administrador e, segundo Menezes, atua com recursos financeiros há mais de 35 anos. Luciano Martins Tavares , que também é militar reformado.
O superintendente justificou a escolha por Tavares dizendo que "é preciso colocar os melhores homens nos melhores locais".

Ele será responsável pelo trato do comércio exterior e afins. Tavares foi representante do Brasil na China e Coréia do Sul por dois anos. A pasta de planejamento e de desenvolvimento regional ficará sob o comando de Alcimar Marques de Araújo Martins.
Ele também é militar e já foi comandante do Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs).

PROJETOS

Gustavo Adolfo Igrejas Filgueras será o superintendente adjunto da pasta de projetos.
Ele foi a escolha de Menezes por ter conhecimento técnico e vivência da área industrial.
Diferente dos outros adjuntos, ele não é militar e é funcionário de carreira da Suframa.
Além disso, ele já assumiu o órgão interinamente em 2014.

Ainda durante a entrevista, o superintendente disse que a autarquia não fez festa para comemorar os 52 anos de história em função do momento que o País vive e enfatizou que este é o momento de trabalhar e criar soluções eficientes. Ele também apresentou o novo lema da Suframa: "Proteção, defesa e desenvolvimento".

Bolsonaro pode vir para reunião do CAS

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi convidado pelo titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, a participar da primeira reunião do do
Conselho de Administração da Suframa (CAS), ainda sem data definida.

"A vinda dele vai dar um novo impulso à região, não só pela presença dele, mas também pela equipe econômica que o acompanhará. O presidente reportou que é desejo dele vir a Manaus e vai fazer todo o esforço, mesmo que seja um bate e volta", afirmou.

Menezes explicou que a reunião do CAS - que normalmente acontece no aniversário da Suframa, celebrado ontem - não foi realizada devido a falta de definição dos componentes do conselho.

EMPREGO

Dados de um estudo feito por técnicos da Suframa e publicado ontem no A CRÍTICA mostra que o modelo econômico é bené fico não só para o Estado, mas para todo o País. Esse estímulo ocorre pelo fomento ao comércio, à indústria e à agricultura na área de atuação da autarquia, gerando empregos diretos nessas cadeias produtivas; geração de empregos
indiretos (em setores não incentivados pela Suframa), nas localidades da sua área de abrangência, devido às demandas geradas pelos empregos diretos, o que impacta também o efeito renda.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House