CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

A marca do sucesso empresarial

  1. Principal
  2. Notícias

27/05/2019

Entrevista com Roberto Graziano publicada pelo Jornal Acrítica

A trajetória no polo relojoeiro e na produção de joias, no Polo Industrial de Manaus (PIM), rendeu ao empresário Roberto Graziano, 53, o título de Industrial do Ano 2019, concedido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) em parceria com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).

Atualmente, o empresário paulista preside o Conselho de Administração e é acionista majoritário da Magnum Indústria da Amazônia S/A e da MG Gold Indústria da Amazônia Ltda.

Na entrevista a seguir o empresário conta um pouco da sua trajetória e fala dos novos projetos e perspectivas para os próximos anos.

Como o senhor iniciou os trabalhos nesse segmento?

Meus pais, que são de origem italiana, vieram para Brasil muito jovens, aos 18 anos, e fizeram a vida em São Paulo (SP). Meu pai criou um atacado e uma relojoaria, e como ele comprava e vendia em grande quantidade, eu achei que tinha ali a oportunidade de ter uma marca, a marca da loja dele, mas nem o meu pai nem o sócio dele quiseram investir nisso, então, eu apro veitei o próprio canal do meu pai e passei a vender na loja dele. E, aos poucos, os negócios foram crescendo.

Como surgiu a empresa Magnum aqui em Manaus?

Desenvolvi a marca, trabalhei todo o marketing e design dela, e, a partir daí, surgiu a primeira criação que foi o relógio Magnum, que deu nome à empresa, ainda nos anos 80.
Comecei a ganhar muitos clientes e aos poucos começamos a produzir a marca em Manaus, já na década de 90. Quando comecei com os negócios no segmento, todas as indústrias já estavam aqui, e se eu tivesse procurado outro lugar no país eu teria perdido competitividade, então nesse primeiro momento eu tinha que me firmar no PIM.
Comecei terceirizando com alguns fabricantes locais, e depois ia visitando e vendendo para clientes de outras praças em nível de Brasil. Os anos foram passando e fui criando volume que comportava ter uma indústria, porque também não adiantava no começo não ter volume e montar uma indústria. Manaus é bom para quem tem volume.

Perfil 2

Roberto Graziano

IDADE: 53 anos

EXPERIÊNCIA: Filho de imigrantes italianos, é fundador e hoje acionista majoritário do Magnum Group, representado no Polo Industrial de Manaus pelas empresas Magnum
Indústria da Amazônia S/A e MG Gold Indústria da Amazônia Ltda. Criou primeiro relógio com pouco mais de 20 anos de idade. É um dos empresários mais jovens a receber o Mérito Industrial concedido pela Fieam.

Qual sua capacidade de produção anual? Com o que a Magnum trabalha hoje?

A Magnum hoje é a maior fábrica de relógios da América Latina e a nossa capacidade de produção chega a 10 milhões de relógios ao ano. Entre 95 e 96, o polo fabricava em torno de 15, 16 milhões de peças, porém hoje vende menos relógio do que vendia naquela época. Não digo que teve dias melhores, porque o negócio foi agregando valor.
Hoje o faturamento é melhor do que no passado, mas o número de unidades de peça diminuiu. Produzimos em torno de 2 milhões de relógios por ano, de marcas consolidadas, como Champion, Magnum, Cosmos, Citizen e Ana Hickman, sendo a Champion a que tem maior volume em todo o país, além de ser a marca individual com a maior quantidade de peças, em torno de 70% da produção. A Magnum atende também uma pequena parte de óculos de grau e solar, o que corresponde a 3% das atividades da empresa.

Como foi receber o Mérito Industrial e o título de Industrial do Ano? Fico muito feliz e lisonjeado com a homenagem dada pela FIEAM.

Eu que sou industrial na área de relógio e joia desde a década de 80, entendo como um reconhecimento pela trajetória que eu construí aqui no PIM. Costumo dizer que o segredo para tudo isso está na persistência, porque quando você começa um negócio você tem no
caminho muitas pedras para superar, mas não podemos desistir.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House