19/01/2022
Ação de fiscais da Receita atinge Manaus
A operação padrão desenvolvida pelos auditores fiscais da Receita Federal, em todo o país, reivindicando melhorias salariais prometidas e não cumpridas por Bolsonaro, já afeta a indústria da Zona Franca de Manaus. Pelo menos quatro empresas notificaram ao Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam) que a demora na liberação das peças e partes importadas (insumos) para fabricação de seu produto, está comprometendo a linha de produção. Esse número é só a ponta do iceberg: a maioria das fábricas voltou das férias na semana passada e a expectativa é que ele aumente muito mais e, se isso acontecer, a tendência é sempre de corte de empregos.
Amazonas Energia pune consumidor
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou na calada da noite uma resolução que determina o corte de energia sem aviso prévio de 15 dias, que existia. O ÚNICO tem recebido várias denúncias de seguidores. Segundo afirmam, a Amazonas Energia estaria se aproveitando dessa decisão para realizar cortes no fornecimento de energia até com um dia de atraso, sem nenhum comunicado prévio. O ÚNICO está encaminhando consulta a juristas e ao Procon sobre o assunto.
Sem previsão
O presidente do Sindifisco Nacional no Amazonas, Marcos Medeiros, se reuniu ontem (17) com o presidente do Cieam, Wilson Périco, para avaliar o quadro. Cada lado expôs seu problema e nada resolveram. Irredutíveis, os fiscais mantêm o movimento reivindicatório e, emparedados, os empresários da ZFM aguardam um movimento do governo federal – que está se fingindo de morto.
Manifestação hoje
Essa greve de auditores da Receita Federal é nacional e envolve 19 categorias de servidores federais como fiscalização agropecuária, tributária e de relação de trabalho, arrecadação, finanças e controle, gestão pública e comércio exterior. Os servidores federais vão fazer paralisação geral e manifestações nas ruas nesta terça-feira (18) e também nos dias 25 e 26 e há um indicativo de greve geral para fevereiro.
Indústria de refrigerantes se manifesta
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir), Victor Bicca, publicou no site Congresso em Foco, nesta terça-feira (18) , um artigo curto e grosso sobre a importância da indústria dos xaropes para a Zona Franca. Entre outras coisas, ele aponta a geração de pelo menos 7 mil empregos no chão de fábrica e o envolvimento de mais de 10 mil famílias de produtores rurais que plantam açaí, guaraná, açúcar e outras frutas para o setor. Para quem quiser entender um pouco mais o setor, vale a leitura: https://congressoemfoco.uol.com.br/blogs-e-opiniao/forum/opiniao-victor-bicca-abir-respeito-a-seguranca-juridica/.
Marcelo Ramos se movimenta
O deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (sem partido-AM) também se manifestou ontem, afirmando que está trabalhando no Congresso Nacional para evitar mais cortes nos incentivos do setor de refrigerantes.
Fonte: Portal Único