CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

À espera de um plano de reação - Editorial

  1. Principal
  2. Notícias

04/03/2020

Fonte: Acrítica

A Zona Franca de Manaus fez aniversário e se tornou foco de uma festa acanhada onde o temor pelo futuro ganhou mais destaque que os 53 anos de existência do Polo Industrial de Manaus. É um medo justificado principalmente por parte dos milhares de habitantes da cidade que serão diretamente afetados com o afunilamento mais agressivo do número de empregos até a possível extinção, por falta de vantagem competitiva, da ZFM. O prazo desse confronto está dado, o mês de novembro deste ano.

Desde a definição do tempo de vigência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) diferenciado para o PIM, em 8%, por meio do decreto nº 10.254, de 20 de fevereiro deste ano, a corda aperta. São cinco meses para a indústria usufruir dessa condição e, em 30 de novembro, a alíquota retornaria a 4%. A dança provocada pela política econômica em implementação pelo ministro Paulo Guedes consegue desestruturar ainda mais o PIM e tende a ser uma bomba em explosão social no Amazonas.

Nesse curto período, são os representantes do governo estadual e do legislativo que deverão tomar providências e estas exigem ser inovadoras no jogo do poder entre o Governo Federal e o Amazonas. Até agora nada de novo ocorreu, cada parte age como se não conseguisse estabelecer um acordo maior e mais republicano para representar o Estado nesse embate. O tempo é reduzido e a ele são incorporadas outras demandas que atuarão como pressão na tomada de decisões do governo federal.

Um desses aspectos é o das eleições municipais que ocupa parte das agendas nacional e estadual. O outro é a resposta muito tímida da política econômica brasileira que não consegue apresentar resultados mais animados e, em consequência de um governo que produz mais confusão e instabilidade interna, afugenta investidores.

A economia em passos lentos é um perigo aos planos governamentais e deverá orientar novas decisões que não incluem beneficiar modelos com as características da Zona Franca de Manaus, ao contrário, quer é a redução ou eliminação deles. Daí a importância de que a questão PIM e a política econômica nacional seja tratada com atenção e responsabilidade que pede a fim de que o Amazonas em curto prazo se transforme num celeiro de desemprego, fuga de investimentos e em uma crise social profunda.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House