21/10/2013
A parceira entre a capital do Peru, Lima e o Amazonas é uma das conexões comerciais em alta. Segundo o gerente geral do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Marcelo Lima, na primeira quinzena deste mês, empresários do país sul-americano vão receber representantes de 15 empresas do ramo de alimentos e bebidas de Estados da Região Norte, entre eles, o Amazonas, para prospecção de negócios.
O dirigente adianta que empresas como a fabricante de chocolates com sabores regionais Oiram e a Cachaçaria do Dedé estão entre as empresas que irão negociar possíveis parcerias com o país vizinho. “A expectativa de negócios é promissora”, aposta o gerente.
Alemanha
A Alemanha trilha o mesmo caminho para fechar acordos com o Amazonas. Segundo Marcelo Lima, até abril de 2014, negócios que começaram a ser definidos este ano com o Estado alemão de Baden-Württemberg, devem sair do papel. Entre as áreas de interesse do país europeu estão engenharia, metalurgia, distribuição de estruturas móveis, indústria automotiva, tecnologia da informação, energia renováveis e serviços públicos. “O interesse varia entre formação de joint venture e troca de canais de distribuição e produção”, detalha.
Portugal
Uma parceria que deu certo foi a firmada entre Portugal e Amazonas. Em setembro, a Transportes Aéreos de Portugal (TAP) anunciou investimentos de quase R$ 60 bilhões para oferecer o vôo que liga Manaus a Lisboa a partir de 2014.
Os empresários pensam em trazer também o Park Europa, projeto hoteleiro que contará com cinco parques temáticos, 72 unidades hoteleiras e mais de 200 restaurantes no Estado. O investimento previsto é de quase R$ 30 bilhões e geração de 75 mil empregos no Amazonas.
Fonte: Amazonas Em Tempo