CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

80% devem entrar em férias coletivas

  1. Principal
  2. Notícias

26/11/2013

Quarenta e seis empresas já fizeram o pedido de férias coletivas junto à SRTE-AM (Superintendência Regional do Trabalho). O período de descanso concedido aos funcionários deve começar no dia 15 de dezembro. Até agora, segundo estimativas do presidente da SRTE-AM, Dermilson Chagas, a demanda já abrange entre 50 mil e 40 mil funcionários. A expectativa do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos) é de que 80% dos trabalhadores do PIM entrem em férias.

Segundo o sindicato, o setor de duas rodas é o que terá o maior número de funcionário de férias devido ao recuo da produção que ocorre no final do ano. No entanto ainda não há como mensurar o total de trabalhadores que entrarão em férias porque muitas empresas estão optando por transferir o período de férias para época da Copa. Dermilson Chagas explica que “as empresas têm o prazo de 10 dias de antecedência para solicitar o pedido e o número ainda deve aumentar. Mas não temos previsão de até onde irá”, comenta.

Dermilson explica que as férias coletivas são comunicadas à SRT e ao sindicado, e que a decisão depende unicamente do empregador. “A maioria dos pedidos é para um mês de férias, mas eles variam, podendo ser de apenas 10 dias. O importante é que não prejudique o trabalhador”. Normalmente, as empresas negociam com o sindicato o tempo de paralisação.

Fiscalização


Dermilson Chagas também afirmou que a fiscalização sobre os trabalhadores deve ser reforçada com foco na ergonomia em virtude do crescente número de trabalhadores afastados por doenças ocupacionais. “Estamos trabalhando em conjunto com a Previdência e o Ministério do Trabalho para aumentar a fiscalização e cobrança em cima das empresas no que envolve essa questão. Deve haver um trabalho laboral para diminuir essas reincidências”, afirmou.

Desligamentos


Segundo dados do Sindmetal, o PIM teve 1.701 desligamentos de funcionários em outubro. O número supera em 65 o número de desligamentos ocorridos em outubro de 2012. A empresa que mais demitiu no mês passado no PIM foi a LG Electronics, com 121 desligamentos, seguida pela Technicolor, com 77; e Moto Honda, com 74. Ao todo foram 1.126 homens e 575 mulheres desligadas.

No acumulado do ano, foram 19.550 funcionários demitidos, sendo 11.845 homens e 7.705 mulheres. O número é inferior ao obtido em igual período de 2012, que conta com 19.759 desligamentos de janeiro a outubro. A campeã de desligamentos no ano permanece sendo a H.Buster com 1.176 demissões, seguida pela Jabil do Brasil com 1.147 e pela Samsung da Amazônia, com 1.093.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House