CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

670 empresas fechadas

  1. Principal
  2. Notícias

01/06/2020

Fonte: Acrítica

Jakeline Xavier

Empresas de diversos segmentos sofrem os impactos do fechamento do comércio como medida para conter a pandemia do novo coronavírus.

Somente neste ano, de janeiro a abril, foram 984 fechamentos, número 9,8% maior que o mesmo período do ano passado.

Nos meses de fevereiro, março e abril, período de isolamento social, foram 670
fechamentos. Os dados são da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea).

personagem

SILCE BRASIL

Dona da Triunfos Sorvetes

"Ficou muito complicado"

A empresária Silce Brasil, dona da Triunfos Sorvetes, localizada no Park Vieiralves, felizmente não precisou fechar definitivamente, mas enfrenta fortes consequências da pandemia. Por trabalhar com um produto feito na hora, ela não pode dar continuida de a suas atividades por meio do delivery. A principal dificuldade encontrada foi quanto à legislação de alimentação e estrutura para que o produto chegue ao cliente. "Ficou muito complicado. Prejudicou muito, quem vive nesse negócio está realmente vivendo dias difíceis. É complicado para mim e para os outros", compartilha.

Os empresários do Park Vieiralves ainda estudam a possibilidade de voltar às atividades no dia 15 deste mês, conforme anunciou o Governo do Amazonas."Até lá vamos ficar parados e aguardar liberação, que isso resolva logo, mas temos que resguardar a saúde de todos", ressaltou Silce.

FECHAMENTO

Sem poder funcionar, as academias de ginásticas sofreram um grande baque com a pandemia. Nos últimos dias, duas grandes academias da cidade usaram suas redes sociais para anunciar o fechamento definitivo.

No dia 13 de maio, a Companhia Atala, publicou comunicado no Instagram destinado aos clientes, amigos e colaboradores. "Contra todas as dificuldades dessa crise brasileira que já dura 5 anos, conseguimos sempre de forma incansável e arrojada dar o nosso melhor e prestar o melhor serviço possível, assim sendo, contribuindo para mudar essa realidade.
Mas a vida é cheia de surpresas e nos trouxe o coronavírus, fomos obrigados a fechar por tempo indeterminado através de decreto governamental, com isso nossos clientes cancelaram seus pacotes de atividades em massa", diz trecho.

"Diante do exposto, percebemos que todo grande sonho um dia chega ao final, e hoje declaramos oficialmente que a Companhia Atala não conseguirá reabrir suas portas devido ao grande custo operacional, encerrando assim suas atividades comerciais", anunciaram pela rede social Instagram.

Empresários usaram suas contas comerciais para manifestar apoio. "Desejamos força! Esperamos de coração que voltem", disse a conta do Ilustração e Café. "Fica aqui nossa solidariedade e força a todos", ressaltou a conta do Flutuante Arpoador.

No dia 1 de maio, a academia Body Fitness já havia anunciadoseuencerramentodeatividades também. "Com muita dificuldade fomos capazes de suportar esse período de inatividade, com a criação de estraté A Supreme Hamburgueria estava com tudo pronto para ser
inaugurada, mas veio a pandemia e os planos da empresária Telma Amendola tiveram de ser adiados gias para manter o máximo de recursos e a criação de conteúdos online para uso dos nossos clientes.

Infelizmente, os custos para manter uma estrutura do nosso porte são vultuosos e não puderam ser suspensos, o que inviabilizou nosso prosseguimento", informa a publicação.
A empresária Telma Amendola, proprietária da Supreme Hamburgueria, precisou adiar alguns planos da empresa, por conta da pandemia.

Há um ano ela trabalha na categoria de ghost restaurant, termo que se refere aos
restaurantes que atendem apenas delivery. "Muitos clientes gostam de ter ambiente para conhecer melhor, sabemos que existem muitas empresas que são fundo de quintal", conta.
Por conta disso, ela estava prestes a inaugurar o espaço físico, mas precisou esperar por causa do coronavírus.

"Quando eu iniciei a reforma do espaço onde ia abrir, começou a questão da pandemia.
Agora, vou ter que dar continuidade na reforma para abrir em julho", disse. Prejuízo Triunfos Sorvetes estuda retorno em espaço no Park Vieiralves Como já tinha experiência com entregas, ela não precisou parar as atividades.

No entanto, teve que reforçar a questão da higienização, cuidado e proteção com a equipe.
"Eu tenho o cuidado de pegar e deixar meu chapeiro todos os dias. A gente tem esse cuidado com as pessoas que trabalham conosco", disse.

"Eu acredito que em julho, se Deus quiser, vou conseguir dar continuidade ao projeto.
Logo no início eu fiquei estressada, fiquei chateada, mas tudo no tempo de Deus", afirmou.
A gerente de planejamento do Sebrae Amazonas, Socorro Correa, conta que o número de empresas fechadas temporariamente é alto.

Segundo dados de pesquisa do Sebrae, 46,7% das empresas interromperam suas atividades. A mesma pesquisa identificou que 1,3% fecharam definitivamente. Isso representa algo em torno de 2,2 mil empresas no Amazonas. "Esses fechamentos ainda não se concretizaram de fato com os órgãos responsáveis", conta.

"A economia está com freio de mão puxado. Todos aguardando informações mais precisas para Burocracia de forma digital Empresas nas modalidades Empresário Individual, Limitada e Eireli podem ser extintas de forma automática e pela web.

DESTAQUE

O Sebrae atende quem tem dúvidas sobre o processo pelo seu site pelo telefone 0809 570 0800.

frase "A economia está com freio de mão puxado. Todos aguardando informações mais precisas importantes, como abrir e fechar uma empresa, sejam tomadas", ressalta a especialista.". SOCORRO CORREA - Gerente de planejamento do Sebrae-AM

Burocracia de forma digital

Atualmente, o fechamento de uma empresa pode ser feito de forma digital, mas é importante estar atento. "É sempre bom ter apoio de um contador ou especialista em finanças se a empresa tem dívidas para que sejam tomadas todas as medidas legais", aconselha Socorro Correa, gerente de planejamento do Sebrae Amazonas.

"Na linha de renegociar dívidas, busque ampliação de prazos e alternativas de vendas, foque em produtos e serviços com maior capacidade de saída e mantenha o relacionamento com clientes.

O Sebrae também se coloca à disposição para ajudá-lo pelos nossos canais nas redes sociais, no portal, e pelo telefone 0809 570 0800", acrescenta. A vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas, Roberta Veras, explica que na Jucea o processo é 100% digital, o que permite que empresas nas modalidades Empresário Individual, Li Pixabay. Já nas outras modalidades existentes, que necessitam de análise técnica, o tempo estimado para a extinção de uma empresa é de até 3 dias. O processo todo é feito pelo site da Jucea.

RECUPERAÇÃO JUDICIAL

O processo, tanto de abertura quanto de fechamento de uma empresa na Jucea, pode ser via site De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), nos meses de fevereiro, março e abril deste ano, dois processos foram registrados na categoria Falência de Empresários, Sociedades Empresariais, Microempresas e Empresas. No mesmo período, foram registrados quatro processos na categoria Recuperação Judicial.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House