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4 tecnologias que líderes de logística podem usar para proteger trabalhadores na pandemia

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30/04/2020

Fonte: CIO.com.br

As medidas de isolamento social e o desligamento de indústrias fez com que líderes da cadeia de suprimento repensassem suas estratégias de logística e segurança garantir o bem-estar dos trabalhadores do transporte durante e depois a pandemia.

Em relatório, o Gartner sugere iniciativas como implementação de soluções telemáticas e de segurança em frotas, soluções de roteamento e agendamento de veículo, práticas virtuais para a tecnologia ajudar no distanciamento social e o uso de sensores de reboque e produto para ajudar a monitorar e localizar itens essenciais da cadeia de suprimentos.

"Como a capacidade continua a diminuir e há menos motoristas na estrada, é necessário mantê-los em segurança. Embora a segurança seja especialmente importante agora, ela deve ser uma questão fundamental para os líderes de logística o tempo todo. Felizmente, há uma variedade de tecnologias disponíveis que aumentam a segurança do motorista e também ajudam a executar operações mais eficientes agora e no mundo após o COVID-19, disse Carly West, Analista Diretora da Prática da Cadeia de Suprimentos da Gartner”.

Abaixo, seguem as quatro indicações da consultoria para a situação:

1) Implemente e use soluções telemáticas e de segurança em frotas para garantir melhor segurança ao motorista e reduzir custos

Muitas agências governamentais lançaram exceções temporárias relacionadas ao horário do motorista para garantir um suprimento adequado de produtos críticos durante a pandemia do COVID-19. No entanto, jornadas mais longas aumentam o risco de direção cansada.

As soluções telemáticas podem ajudar a mitigar esse risco. As organizações podem revisar as horas trabalhadas e fazer ajustes no cronograma, como iniciar uma transferência com outro motorista. As soluções avançadas também coletam dados sobre paradas fechadas e redirecionam os caminhoneiros para locais alternativos.

2) Empregue soluções de roteamento e agendamento de veículos para redirecionar remessas e reimplementar ativos em tempo real

O redirecionamento pode ser aplicado à entrega do produto no início, no meio e, principalmente, na última milha. Os motoristas de estrada (OTR, do inglês off the road) podem ser redirecionados com produtos críticos dos planos originais para entregar em um centro de distribuição e, em vez disso, ir diretamente para uma loja.

Também é necessário redirecionar e reimplementar produtos de motoristas de meia milha que podem ser OTR e entregá-los a outro motorista para entrega de milhas finais em uma zona vermelha. Em alguns casos, os motoristas podem precisar ser redirecionados para longe de locais de alto risco.

"Permitir flexibilidade na reorientação e reimplantação de recursos está se tornando um requisito das empresas em meio ao surto de COVID-19", disse West.

“A implementação de soluções tecnológicas que permitem coisas como mapas de calor e cercas geográficas permite entender locais de alto risco e alertas proativos em tempo real para notificar quando as entregas chegarão. Isso poderia ajudar as empresas a serem ágeis e proativas também no futuro. Ter a capacidade de dinamizar planos de maneira rápida e fácil, usando tecnologia baseada nas necessidades da sua cadeia de suprimentos, pode diferenciar as empresas no futuro”.

3) Implemente práticas virtuais usando a tecnologia para ajudar no distanciamento social e na ativação de interações mais eficientes

O distanciamento social é um desafio para todos os trabalhadores essenciais, incluindo motoristas de caminhão e funcionários nos locais de coleta e entrega, como armazéns, lojas ou instalações médicas.

Os líderes da cadeia de suprimentos e logística devem priorizar essas interações por meio da tecnologia, tanto quanto possível, a fim de evitar infecções por COVID-19. A eficiência e a economia de tempo obtidas com esses métodos podem ser um benefício para a cadeia de suprimentos muito depois do impacto da pandemia.

“As soluções tecnológicas ajudam a reduzir ao mínimo o contato físico. Procedimentos de rotina, como check-ins de portão e assinatura de papelada, podem ser movidas para a nuvem por meio de soluções de software como serviço (SaaS). As plataformas de visibilidade de transporte em tempo real sinalizam remessas que transportam mercadorias essenciais, para que a equipe já possa se preparar com equipamentos de proteção, como máscaras faciais e estar no local para recuperar ou descarregar rapidamente”, disse West. “

Alertas proativos também são uma boa prática para a entrega de última milha para os consumidores finais. A tecnologia de rastreamento permite que eles vejam quando a entrega está chegando em sua casa e quando ela chegou”.

4) Use sensores de trailer e produto para ajudar a monitorar e localizar itens críticos que se deslocam pela cadeia de suprimentos

Com toda a compra de pânico, itens como desinfetante para as mãos, material de limpeza, máscaras faciais e produtos relacionados à saúde foram esgotados do mercado, criando risco de roubo durante o transporte.

A escassez e a alta demanda por esses produtos criaram um ambiente propício para roubo e produtos falsificados. Os produtos podem ser roubados e vendidos por um preço muito mais alto devido à compra de pânico.

“Para segurança do produto, os líderes da cadeia de suprimentos devem considerar o uso de sensores em produtos e reboques para manter os produtos seguros. Os sensores podem ser usados em reboques ou produtos para rastrear o movimento do produto na estrada e definir alertas para desvios ou problemas", disse West. "Usar a tecnologia para rastrear produtos críticos e caros é uma prática inteligente para as empresas terem um melhor controle sobre a localização e a segurança de seus ativos”.

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