
25/09/2025
CIEAM e UFAM estreitam parceria estratégica para fortalecer a indústria no Amazonas
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) promoveu, nesta quarta-feira (24/09), a 349ª Reunião Ordinária de Diretoria, marcada por pautas voltadas ao desenvolvimento do setor produtivo regional e ao fortalecimento da integração entre academia e indústria. O encontro foi conduzido pelo presidente executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e contou com a participação do presidente do Conselho Superior da entidade, Luiz Augusto Rocha Barreto.
Um dos destaques foi a presença do vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Dr. Geovane Maia Corrêa, que apresentou a nova diretoria da instituição e dados sobre a universidade: mais de 27 mil alunos na graduação e quase 4 mil na pós-graduação. Corrêa enfatizou a importância do alinhamento entre ensino e indústria e destacou como meta a ampliação em 50% do número de patentes e a oferta de cursos voltados às demandas do setor produtivo.
Durante a reunião, o presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Rocha Barreto, ressaltou a necessidade de aprofundar o relacionamento com as instituições de ensino e reforçou o papel das comissões da entidade nesse processo, fortalecendo a cooperação entre academia e setor produtivo.
“Essa aproximação com a indústria é fundamental para transformar conhecimento em inovação, gerar patentes e criar soluções que impactem diretamente o desenvolvimento do Amazonas e do Brasil”, afirmou o vice-reitor da UFAM, Dr. Geovane Maia Corrêa.
O encontro contou, ainda, com a atualização sobre o andamento do Projeto de Lei 108 - feita pelo Consultor CIEAM/FIEAM, Saleh Hamdeh.
Assim também como o anúncio do I Fórum de Comércio Exterior na Amazônia, que acontecerá em 21 de outubro, na Suframa, com o tema “Novas Fronteiras da Competitividade para a Indústria 5.0”. O comunicado foi feito pelo coordenador da Comissão de Comércio CIEAM de Exterior, Celiomar Gomes.
A reunião também trouxe outras pautas relevantes para o Polo Industrial de Manaus:
* Banco do Brasil apresentou linhas de crédito e oportunidades no comércio exterior;
* Exposição do Plano de Trabalho da Transição Energética para a Amazônia;
* Alerta sobre a renovação dos Laudos Técnicos de Inspeção, com vencimento em 2025;
Ao encerrar o encontro, o presidente executivo do CIEAM reforçou o convite para que empresários e associados participem ativamente do Fórum e de outras agendas estratégicas da instituição.
Com a iniciativa, o CIEAM reafirma seu compromisso em promover inovação, sustentabilidade e competitividade, consolidando o Polo Industrial de Manaus como referência nacional e internacional.