23/08/2022
Andréia Leite
@andreiasleite_ @jcommercio
Com o tema ESG e o impacto nas organizações e sociedade, a 19ª Expo ABRH, junto com o anual Congresso Amazônico de Gente e Gestão, estão de volta e dão o pontapé para a retomada dos grandes eventos no Amazonas, após dois anos de pausa. (Environmental, Social and Governance), abreviação em inglês para Ambiental, Social e Governança, questões que estão muito em voga nas relações entre o ambiente dos negócios é ponto central dos debates.
Com foco no debate e compartilhamento de políticas baseadas em boas práticas de governança, responsabilidade social e cuidados com o meio ambiente, a programação do 19º Congresso Amazônico de Gente e Gestão traz nesta edição palestrantes com experiência nacional e global na gestão do ESG e seus resultados. A expectativa de público para os eventos é de 1.500 pessoas por dia.
Promovido pela seccional Amazonas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), para esta edição, a presidente da entidade Silvana Aquino, reforçou que ABRH Amazonas, de uma forma pioneira trás o primeiro grande encontro na região norte com o tema ESG e o impacto nas organizações e sociedade. Uma temática atual e necessária para as discussões do momento e sobre o futuro do trabalho e a sobrevivência das organizações,
O Congresso da ABRH Amazonas, há muitos anos, já faz parte do calendário social da região. E, em virtude da pandemia do COVID 19, assim como outros grandes eventos no Amazonas, também não foi realizado nos últimos dois anos.
“Nossa expectativa para esta edição é gigante, pois somos uma nova gestão, empossada em janeiro deste ano. Temos o desafio da retomada e do resgate dos Associados, Patrocinadores, Apoiadores, Expositores, etc. Pois ficamos muito tempo sem contrapartida para estes parceiros”, destacou ela.
De acordo com a presidente, a sinergia é tão positiva, que há muitas empresas procurando a associação e pessoas comentando sobre o evento, que já se projeta a realização de uma grande edição.
“Como dizia a nossa fundadora Ozeneide Casanova Nogueira – “A recompensa é a própria jornada”. Portanto, estamos convidando todos a curtirem cada etapa, cada encontro, cada abraço, cada sorriso sem máscaras”.
“Será um momento único, épico e queremos deixar esta edição para a história da ABRH Amazonas e todos que fizerem parte deste movimento”, acrescentou.
Na visão do vice-presidente da instituição, Francisco Assis, a adoção de práticas ESG no setor corporativo e público já é conduzida nos últimos anos por grandes corporações e instituições. O desafio agora é inserir o ESG nas empresas de pequeno e médio porte.
“É um tema contemporâneo que está sendo discutido pelas multinacionais e que, a partir dessa discussão e reflexão dos grandes grupos empresariais traz esse tema às empresas de pequeno e médio portes para a sustentabilidade dos negócios e o desenvolvimento de produtos e serviços que realizem programas de responsabilidade social sem agredir o meio ambiente”, explica.
O economista e empresário Durval Braga Neto responsável pela Diretoria de Inovação e Transformação Digital da ABRH-AM, comentou que o evento é uma excelente oportunidade, pois o tema em voga está associado a um segmento que tem crescido muito e falta profissionais no mercado, além disso, para quem está buscando posicionamento de carreira entender um pouco mais sobre a sigla ESG pode colaborar com a sua profissão.
Programação
Na lista de palestrantes confirmados constam referências que atuam na área e que englobam a ESG na região amazônica, como Ilana Minev, Sérgio Capela, Juliana Teles e Marcus Bessa. Além deles, especialistas em âmbito nacional ministrarão palestras magnas sobre as práticas de responsabilidade no ambiente empresarial.
Nomes como Alessandra Trigo, Alberto Roitman e Cleber Izzo que possuem experiência em ESG em empresas nacionais e estrangeiras também estão na programação. Para a diretora de Educação da ABRH-AM, Sonia Grasseschi, a participação de nomes locais e nacionais será fundamental para o uso de boas práticas ESG em empresas instaladas na região Norte.
“Teremos a possibilidade de ouvir não só a visão estratégica do assunto, mas também as práticas aplicadas em diferentes mercados no Brasil e em outros países. São palestrantes que utilizam na prática as informações necessárias das empresas que prezam pela responsabilidade social. Acredito que os diferentes painéis que trazem cases que acontecem em nossa cidade/região facilitarão essa oportunidade de troca de experiência e conhecimento”, diz.
Além das práticas ESG, cases sobre empregabilidade, programas de estágio para jovens e desenvolvimento econômico na Amazônia farão parte da programação dos painéis temáticos.
A programação completa pode ser acessada no site da ABRH ou pelas redes sociais da instituição.
Ingressos
O 19º Congresso de Gente e Gestão será realizado nos próximos dias 25 e 26 de agosto, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Sul, das 9h às 19h.
Os ingressos estão disponíveis no site do Congresso da ABRH-AM (https://congressoabrham.com.br/) e custam a partir de R$ 80 para estudantes. A compra do ingresso pode ser parcelada em até 12x e permitirá o acesso livre às palestras e painéis nos dois dias de Congresso.
Em conjunto com a realização do Congresso ocorre a Expo ABRH, também no Vasco Vasques. Com entrada gratuita, os visitantes terão acesso a estandes de parceiros, experiências imersivas e participação em rodadas de negócios.
O credenciamento para acesso à área será feito na chegada ao Centro de Convenções.
Serviço:
O que: 19º Congreso de Gente e Gestão / 19º EXPOABRH
Quando: 25 e 26 de agosto, das 9h às 19h
Onde: Centro de Convenções Vasco Vasques – Av. Constantino Nery, 5001, Flores
Fonte: JCAM