
18/09/2025
Encontro híbrido reuniu lideranças empresariais e setoriais para debater iniciativas estratégicas de ESG no Amazonas
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou, nesta quarta-feira (17/09), a 16ª Reunião da Comissão CIEAM de ESG, em formato híbrido, de forma presencial e on-line. O encontro contou com a presença do Presidente Executivo da entidade, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e reuniu representantes das áreas de Qualidade, RH, SSO, Inovação, Tecnologia e SGI.
A reunião foi conduzida pela Coordenadora da Comissão, Régia Moreira, que apresentou ações em andamento, e teve a participação Denis Minev, CEO da empresa varejista Bemol, que promoveu um diálogo sobre os caminhos do setor privado amazonense em direção à COP30.
Denis compartilhou informações sobre a COP e como cada país que sedia conduz o evento. “O Brasil tomou a decisão de tentar transformar a COP em um evento mais empresarial que governamental, pois há um entendimento que há acordos e compromissos suficientes de governos e que agora é hora de implementar o que já foi acordado”, destacou o CEO.
O Superintendente Adjunto Executivo da SUFRAMA, Luiz Frederico Aguiar, falou sobre a iniciativa ZFM + ESG. O encontro também contou com a participação de Lorê Kotinski, Doutora em Informação e Comunicação e Fundadora da Pehnse ESG Consultoria, que apresentou reflexões sobre como transformar exigências de ESG em diferencial competitivo para a indústria.
O CIEAM reforçou o compromisso de fomentar debates de alto nível e aproximar a indústria amazonense das práticas globais de sustentabilidade, inovação e governança. O encontro evidenciou o papel estratégico do setor privado como protagonista na construção de soluções que fortalecem a Zona Franca de Manaus e posicionam o Amazonas como referência nacional e internacional rumo à COP30.