17/02/2022
Com a notícia de que o pico da inflação no Brasil será nos meses de abril e maio, a proposta do Governo Federal de reduzir a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) sobre os produtos industrializados em todo o País volta a ameaçar a Zona Franca de Manaus. “Quando você fala em redução do IPI para outros locais, a nossa preocupação é que a gente perca competitividade, além de toda uma insegurança jurídica que se instala”, alertou o senador pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD).
Impacto - A equipe econômica do Governo Federal ainda estuda uma redução escalonada na alíquota entre 15% e 30%, o que segundo especialistas traria um impacto negativo de mais de R$ 20 bilhões na arrecadação de tributos.
Competitividade - Na prática, atualmente as empresas que atuam na Zona Franca de Manaus podem adquirir insumos, matérias-primas ou produtos intermediários, provenientes de outras localidades, sem a incidência do IPI, reduzindo o custo de produção. Com o incentivo para outros Estados, a produção do PIM perde a competitividade.
Fonte: Acrítica - SIM & NÃO