CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

CONTEXTO: Wilson Périco fala de greve da receita, AM-070 e mais

  1. Principal
  2. Notícias

07/01/2022

Confira a coluna Contexto desta sexta-feira (7)

ESCRITO POR EM TEMPO* NO DIA 07 DE JANEIRO DE 2022 - 21:29

Greve da Receita “impacta empresas e trabalhadores”, diz Wilson Périco

Ouvido pela coluna, o economista Wilson Périco, presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), disse que a greve dos auditores-fiscais da Receita Federal já está impactando as empresas que operam na Zona Franca de Manaus e podem colocar em risco a situação dos trabalhadores das indústrias.

“A greve já está impactando, e muito, as empresas que vão medir bem a situação ao retornarem do recesso na semana que vem. Já tem muita gente reclamando das mercadorias paradas, aguardando a fiscalização da Receita. Isso traz custos por conta dos prejuízos de armazenagem”.

Segundo Périco, o movimento grevista agrava a escassez de componentes e piora a logística. “Além disso, a questão logística também é complicada, é muito cara, sem contar o fato de que as coisas demoram para chegar até Manaus”.

Direitos dos auditores

Wilson Périco considera a greve delicada e manifesta preocupação com os empregos de centenas de trabalhadores.

“Não entro no mérito da greve dos auditores, não quero dizer que eles têm ou não têm direito no pleito deles. Mas, eu digo que a greve está impactando a sociedade, o cidadão que paga impostos, no caso os empreendedores, e impacta também na questão dos trabalhadores que estão sob risco”.

Bilhões em prejuízos

A greve envolvendo os auditores-fiscais da Receita já causa prejuízos gigantescos à economia nacional, atingindo o comércio exterior.

Em Foz Iguaçu, Paraná, as transportadoras movimentaram, ao longo de 2021, em torno de R$ 18 bilhões em cargas na fronteira com o Paraguai. Neste ano, a circulação já diminuiu entre 25% e 30%.

Em 2016, a paralisação de 10 mil contêineres por dez dias no Porto de Santos impactou em R$ 1 bilhão a arrecadação do Estado de São Paulo.

Fonte: EM TEMPO

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House