CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​Conselho do CIEAM recebe deputado federal Pauderney Avelino e SUFRAMA, em pauta com lançamento do livro Diálogos Amazônicos

  1. Principal
  2. Notícias

23/02/2024

O Conselho Superior do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) fez sua reunião do mês de fevereiro nesta sexta-feira (23), com pauta direcionada a tratar deliberações, acompanhar a apresentação do Plano de Comunicação Nacional e Institucional deste ano e fazer um balanço do evento "Alternativas para a manutenção da competitividade da ZFM na Legislação Complementar nos termos da Emenda Constitucional 132/2023 realizado nesta quarta-feira (21) em parceria entre CIEAM, SUFRAMA e ABRACICLO.

O Conselho é um órgão com caráter deliberativo e é formado pelas principais lideranças do Polo Industrial de Manaus, cerca de 45 diretores de plantas fabris são convocados mensalmente para reunião ordinária híbrida na sede da entidade.

O presidente do Conselho Superior, empresário Luiz Augusto Barreto Rocha conduziu os trabalhos à mesa de honra formada pelo presidente-executivo, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e, os convidados, deputado federal, Pauderney Avelino, o superintendente-adjunto da SUFRAMA, Frederico Aguiar, o conselheiro da entidade, Antonio Silva e o professor da Fundação Getúlio Vargas, Márcio Holland.

O conselheiro Jeanete Portela e a assessoria de imprensa nacional, Grupo Printer, também participaram da reunião, com acesso remoto.

O presidente do Conselho, Luiz Augusto Barreto Rocha, destacou a importância da regulamentação da Reforma Tributária, ressaltando a necessidade de atuação junto às autoridades em Brasília e demais atores envolvidos para defender o modelo da Zona Franca de Manaus. Rocha afirmou: "Os porta-vozes da Amazônia somos nós, nós temos direito de fala, estamos aqui, investimos aqui e temos que falar por nossa região".

Diálogos renovado

Márcio Holland, da Fundação Getúlio Vargas, expressou sua satisfação com o desenvolvimento dos "Diálogos Amazônicos", destacando a evolução do projeto para além de uma série de webinars. Holland mencionou: "O Diálogos Amazônicos se tornou algo muito superior a uma série de webinars que em si já era muito interessante e coloca uma série de atores diferentes para conversar, foram mais de 70 convidados, mais de 40 lives e agora com essa renovação vamos fechar mais de 40 episódios de podcast no Spotify tudo hospedado a partir da Fundação Getúlio Vargas".

Lançamento de Livro

O livro “Diálogos Amazônicos” é fruto da série de webinars promovida pela Fundação Getúlio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 40 “lives” com mais de 70 convidados, debatendo temas diversos associados com o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia brasileira.

Debate com o Centro de Cidadania Fiscal

Jeanete Portela, membro do Conselho Superior, enfatizou a importância do evento realizado na quarta-feira (21): "Minha participação nos ‘Diálogos Amazônicos’ levou a uma colaboração com o CCiF, resultando em contribuições para manter a competitividade da Zona Franca de Manaus diante do novo Sistema Tributário. Destaco que o CCiF absteve-se da questão de mérito, reconhecendo a proteção constitucional e jurisprudencial da Zona Franca de Manaus".

Frederico Aguiar, superintendente-adjunto da SUFRAMA, destacou a importância dos debates e contribuições das entidades presentes, afirmando: "Acho que todos os grandes consultores estavam presentes e a Suframa se sente honrada em continuar contribuindo com estes debates".

Pauderney Avelino, deputado federal pelo Amazonas recém-empossado, comentou sobre os desafios da reforma tributária, afirmando: “Lógico que essa é uma luta constante e até agora nessa reforma tributária eu gostaria de parabenizar a todos que ajudaram”

A reunião contou com a presença de diversas lideranças do Polo Industrial de Manaus (PIM), além de convidados especiais como o deputado federal Pauderney Avelino, o superintendente-adjunto da SUFRAMA Frederico Aguiar, e representantes da Fundação Getúlio Vargas.

Através de um formato híbrido, com participação presencial e remota, o Conselho do CIEAM reafirmou seu compromisso com a defesa dos interesses da região e a busca por soluções para os desafios enfrentados pela indústria local.

Todos os itens debatidos, encaminhamentos, relatórios e ata serão enviados na íntegra com exclusividade para os membros do Conselho Superior.


Fonte: Assessoria de Comunicação CIEAM

Texto: Fabíola Abess

Foto: Fernando Lemos

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House