07/03/2023
A Câmara dos Deputados comemorou nesta terça-feira, 07, os 56 anos da Zona Franca de Manaus (ZFM), implantada pelo Decreto-Lei 288/67. A sessão solene foi proposta pelo deputado Sidney Leite (PSD-AM), que presidiu a homenagem.
O presidente-executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Lúcio Flávio Morais de Oliveira compôs a mesa dos trabalhos com os senadores Plínio Valério e o superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira. Nesta solenidade também estiveram presentes representantes de segmentos específicos da atividade industrial.
“É um honra e uma alegria poder participar de um evento solene nesta Casa em alusão a data tão importante, primeiro onde a Zona Franca de Manaus nasceu, e segundo onde se encontra o centro das decisões sobre o futuro do país, a convite do deputado Sidney, quem propôs a homenagem, é na Câmara e no Senado onde já se iniciaram as discussões e teremos um encaminhamento decisivo sobre o futuro do modelo este ano com a aprovação da reforma tributária”, comentou o presidente do CIEAM.
A Zona Franca de Manaus surgiu com objetivo de estimular o desenvolvimento econômico e social da região amazônica, além de buscar a proteção ambiental e das fronteiras. A área de atuação da ZFM compreende os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá.
Em mensagem lida por Sidney Leite, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), avaliou que a Zona Franca de Manaus é bem-sucedida. “Em 2022, o faturamento total alcançou R$ 174 bilhões, um recorde e um crescimento de quase 7% sobre 2021; as exportações somaram R$ 3 bilhões, alta de 29%”, disse.
A sessão solene completa pode ser vista no canal da Câmara: https://lnkd.in/dhZ9JygS
Leia Mais: Câmara dos Deputados
Fonte: Comunicação CIEAM com assessoria