CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Indústria 4.0: a tecnologia dando origem às fábricas inteligentes

  1. Principal
  2. Notícias

24/11/2021

A rápida evolução tecnológica tem mudado significativamente a forma como vivemos. A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, mudando a forma como nos relacionamos, estudamos, trabalhamos. Na área industrial o uso da tecnologia tem possibilitado, ao longo dos anos, a melhoria dos processos de fabricação, permitindo com que as empresas se tornem mais eficientes e competitivas. Mas apesar do grande avanço já feito, estamos prestes a vivenciar uma mudança ainda mais radical nas formas de produção.

É nesta década, de 2020 a 2030, que a Indústria 4.0 começa a tomar forma e deve se desenvolver na maioria dos países. O termo, que remete a uma 4 Revolução Industrial, consiste na integração dos atuais processos de produção com o ambiente virtual, com o uso de tecnologias inovadoras. Com isso. a tendência é que os processos se tomem cada vez mais ágeis, além de customizáveis e autônomos. características até então complicadas de se aplicar nas plantas industriais.

Toda essa integração tem como objetivo, não só permitir a gestão dos processos à distância, mas criar um cenário em que máquinas e sistemas se conectem e possam controlar a produção de forma autônoma. A incorporação da robótica avançada, da internet das coisas e dos sensores faz com que as máquinas conversem entre si e sejam capazes de agendar manutenções, prever falhas e se adaptar às mudanças na produção, praticamente sem intervenção humana.

Diversas mudanças

As fábricas inteligentes vão trazer diversas mudanças na forma com que os produtos são manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado. Um dos maiores impactos será o surgimento de novos modelos de negócios, que irão atender a um mercado cada vez mais exigente, que demanda produtos personalizados de acordo com as necessidades e preferências específicas de cada cliente.

A nova forma de fabricação também afetará as relações de trabalho, uma vez que exigirá outros perfis profissionais. Os trabalhos manuais e repetitivos vão ser substituídos, cada vez mais. por atividades automatizadas. Entretanto. as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento vão exigir profissionais tecnicamente capacitados, com formação multidisciplinar. capazes de compreender e trabalhar com uma variedade de tecnologias que irão compor uma fabrica inteligente.

O desenvolvimento da Indústria 4.0 é, portanto, fundamental não só para a manutenção da competitividade das empresas no mercado, mas também para garantir a eficácia das estratégias políticas e econômicas, além de trazer inúmeros benefícios a toda a sociedade. Um pais com indústrias mais desenvolvidas e inovadoras garante altos ganhos econômicos e isso eleva sua credibilidade no contexto mundial.

Fonte: Maskate

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House