07/08/2013 10:38
Novos caminhos - Com essas ponderações, e com o objetivo de identificar os fatores que favorecem e inibem o empreendedorismo e priorizar ações indutoras do empreendedorismo no Estado do Amazonas, sensibilizar os sistemas de educação, de inovação e de apoio a o empreendedorismo para as ações indutoras priorizadas, empresas regionais que empreenderam novos caminhos de diversificação, adensamento e interiorização da economia foram convidadas a apresentar seus resultados e trajetória. Em comum, elas buscam regionalizar a economia, fomentar e fortalecer a vocação natural de negócios, as cadeias produtivas e a qualificação de recursos humanos. Nesse contexto, empresas como a Cupuama - Cupuaçu do Amazonas, a Oiram e a Bombons Finos, indústria de produtos alimentícios e a Pentop , com seus livros e artefatos animados, para ensino de idiomas para profissionais do turismo, se juntaram aos projetos da Fucapi para mostrar sugestões de novos caminhos.
Pesquisa e Desenvolvimento - A relação dos novos paradigmas de pesquisa à luz da inovação e seu relacionamento com as cadeias produtivas na Amazônia foi debatido com Estevão Monteiro de Paula, responsável pela Diretoria de Ações Estratégicas do INPA e Pedro Falabella, diretor presidente da Agência Estadual de Fomento, AFEAM e Muni Lourenço, presidente da Federação da Agricultura. Além deles, o polo de bioindústria, nossa vocação maior de negócios, foi tema da apresentação rica e impressionante de Marcelo Brum Rossi, diretor da Embrapa Amazônia Ocidental, com a participação de José Alberto da Costa Machado, da UFAM/INPA e Wilson Périco, presidente do CIEAM, como debatedores e apoiadores da sugestão de entregar à Embrapa o gerenciamento do Centro de Biotecnologia da Amazônia. Voltaremos ao assunto para relatar as recomendações do evento.
Polo de Duas Rodas – Matéria da revista Isto É desta semana confirma as dificuldades vividas pelo setor de Duas Rodas. De cada 10 solicitações de financiamento para aquisição de motos, 8 são negados pelos bancos e financeiras, uma discussão na qual já entrou até o ministro da Fazenda. O setor aposta numa reversão pela quantidade de iniciativas que mobilizou Suframa, Ministério do Desenvolvimento e Governo do Estado. As vendas caíram 17% em 2012, em relação ao período anterior, e no primeiro semestre recuaram 12% mas há indícios de recuperação. A inadimplência diminuiu por conta da restrição do crédito e novos mecanismos devem apontar para a recuperação. Com o aumento da nacionalização de componentes, induzido pelo PPB e mediante a possibilidade de continuar a oscilação crescente do dólar.
Aniversário da FIEAM - Neste sábado, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas celebrou mais um aniversário de fundação. São 53 anos de trabalho na defesa do setor produtivo regional. O grande acontecimento desta data será a inauguração do Barco-escola Samaúma 2, que estará totalmente pronto em setembro. O barco, que está em fase final de construção, começa a ser mobiliado e vai receber as oficinas e laboratórios. Sua entrando em operação contribuirá para a disseminação da educação profissional no Amazonas nas cidades mais distantes, ampliando o trabalho do Samaúma 1, inaugurado em 1979, e que já qualificou mais de 45 mil pessoas de quase 60 municípios dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Roraima em 34 anos de educação profissional. Cabe, pois, um registro fraterno e efusivo por mais um ano de lutas e conquistas, ao presidente Antônio Silva, sua diretoria e equipe de colaboradores.
============================================================================
Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do Centro da Indústria do Estado do Amazonas. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br