05/03/2015 16:43
História, sentimentos e conquistas
"Essa formatura tem um caráter especial e sentimental para mim, pois há 36 anos o nosso primeiro barco-escola, o Samaúma, formava sua primeira turma, também neste município, construindo uma marcante história e vitoriosa trajetória”, discursou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva. Segundo ele, a educação profissional itinerante do SENAI pelos rios da região já qualificou mais de 50 mil alunos. “Estamos levando o ensino de excelência, alinhado às potencialidades e necessidades locais, proporcionando oportunidade de melhoria de vida para os irmãos do interior da nossa esquecida Amazônia", disse Silva. Esta foi a sexta visita do Samaúma a Tefé, desde a viagem inaugural do primeiro barco, em 1979. Nesses 36 anos, o programa de educação itinerante qualificou 2.085 moradores locais em áreas como panificação, mecânica e eletricidade. Na grade atual, foram oferecidos ainda os cursos de tecnologia da informação e empreendedorismo, entre outras novidades.
Partilha das oportunidades
“A qualificação do SENAI amplia a oportunidade de emprego e renda para nossa população, e desta vez o barco-escola deu acesso às pessoas interessadas em ter uma profissão e que estão qualificadas e aptas para entrarem no mercado e contribuírem com o crescimento de nosso município”, disse o prefeito de Tefé, Jucimar Veloso. O técnico em eletricidade, Raimundo Nazaré, um dos 11 instrutores da equipe do Samaúma II, ministrou os cursos de eletricidade residencial e de comandos elétricos e revela que essa primeira experiência como instrutor no barco-escola foi gratificante. “Adquiri experiência que marcará minha vida como instrutor. Aqui observamos interesse maior dos alunos e a vontade que eles têm de aprender e crescer na profissão”, disse Nazaré, ressaltando que se preparou para ocupar uma das vagas de docente do barco-escola na missão de semear o conhecimento em cidades da Amazônia.
Pacto por um novo tempo
Infraestrutura de transportes, comunicação e energia é fator decisivo da competitividade, mas não suficientes para promover a mudança substantiva na direção de uma sociedade prospera e equânime. Educação o único fator real e essencial de fazer avançar uma sociedade num patamar civilizatório de promoção. Nunca é demais lembrar e homenagear o testemunho de Ozeneide Nogueira, que nos deixou há poucos dias, para quem Educação sempre foi e será coisa muito séria e delicada, cujo enfrentamento e gestão implica na mobilização de todo o tecido social, tanto na qualificação técnica e profissional dos recursos humanos, como no fomento dos valores perenes de respeito, solidariedade, comunhão de propósitos e talentos na construção de uma sociedade próspera e fraterna. Nesta quinta-feira, no Senai Antônio Simões, Bola da Suframa, a iniciativa Pacto pela Educação, com mais de 35 instituições/entidades, volta a se reunir para dar sequência a seus projetos. Cabe, aqui, mais uma vez, exaltar a atitude de todos os envolvidos, graciosamente, nas iniciativas para enfrentamento da questão. O voluntariado é a componente ética e sublime do desafio educacional. Entretanto, por sua gravidade, urgência e necessidade, Educação exige um enfrentamento maior do que a graciosidade admirável do voluntariado. Por sua delicadeza e fragilidade crônica, o desafio exige vontade política e prioridade institucional. As entidades públicas que gerenciam ou se relacionam diretamente ao modelo ZFM, e as entidades representativas do setor privado, as empresas que sustentam a economia e, a partir dela, toda a base material da vida social, podem, devem e precisam profissionalizar a mobilização dos atores dessa iniciativa. Isso não pode ser tratado como uma ação altruísta das horas de folga de pessoas diferenciadas e comprometidas com o bem-comum.
====================================================================================
Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br
Publicado no Jornal do Commercio do dia 05.03.2015