11/09/2014 12:45
Obviedade logística
É oportuno e necessário explicitar que os serviços de monitoramento, dragagem de manutenção, balizamento e sinalização da hidrovia, no contrato mencionado, firmado pelo período de cinco anos, foi assinado e deveria já estar em operação, por obra e graça das negociações do segmento do agronegócio. A hidrovia do Madeira é vital para escoar a produção de Manaus, infelizmente, porém, não é este o capital político de seu reconhecimento estratégico. A mais importante e coerente rota de transporte no Norte do país, a hidrovia do Madeira é um dos eixos mais decisivos de acordo com os técnicos do Programa Norte Competitivo. Essa obviedade foi destacada pelos técnicos da empresa Macrologística – contratada com recursos das entidades de classe da região – para equacionar o gargalo da soja, acusada de engarrafar a estrutura logística do Sudeste. Pegando carona da descoberta estratégica ou afirmando o papel da ZFM na geração de mais de 1 milhão de empregos em toda a cadeia produtiva do PIM, importa agora lutar para que o novo governo olhe para esta vocação logística natural e adequada com visão de futuro e de desembaraço nos gargalo de transporte.
Mobilização parlamentar
Promulgados os estatutos constitucionais da ZFM, que asseguram mais 50 anos, é hora de denunciar o risco de esvaziamento deste modelo se não forem enfrentadas os gargalos de que aqui tratamos. O polo de duas rodas acumula prejuízos e amplia o percentual de suas perdas. O de eletrônica tem estoque abarrotado de televisores, sem perspectiva de desafogo por conta de um Natal sem perspectiva de compensação das perdas num ano de Copa da FIFA e numa economia que encolhe. O enfrentamento dos gargalos de infraestrutura não poderá ser protelado. As novas bancadas de representação parlamentar precisam ser mobilizadas nesta direção mesmo antes de sua posse, sob o argumento de que a desindustrialização virá a galope se não tomarmos medidas concretas, legais e imediatas para reinvestir ao menos 3% da receita fiscal do modelo em equacionamento destes gargalos. É preciso que essa consciência se transforme em condutas de mobilização das bancadas de todos os estados de atuação da Suframa. O país em geral e a Amazônia em particular tem visto a protelação dessa expectativa no PNLT- Plano Nacional de Logística dos Transportes, razão destacada entre os motivos de um Brasil que encolhe sua indústria a cada ano e insiste em não crescer, a despeito de uma arrecadação fiscal que em agosto passou a marca de um trilhão de reais.
Educação e Ensino
Temos assinalado neste espaço o papel das entidades de classe do setor produtivo local na formulação de políticas públicas que se soma à generosa contribuição tributária. E nessas considerações, destacamos o aspecto essencial da Educação, aqui entendida no sentido mais amplo que a diferencia da ação pedagógica do Ensino, um conjunto de métodos e técnicas para transmitir o conhecimento. É vital esclarecer que o conceito de Educação é clara e decididamente a transmissão dos valores, a disseminação e apropriação de princípios éticos, de civilidade e solidariedade em torno de compromissos e responsabilidades em sentido amplo e necessário ao convívio, manutenção e desenvolvimento da sociedade como um todo. O esfacelamento desses valores, ilustrado pela crescente amoralidade dos costumes, do esvaziamento do conceito de família, de propriedade, de liberdade e de democracia remetem à urgência de repensar o papel e os agentes da verdadeira Educação. Quando o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), abre inscrições para a nova edição do Inova Talentos, para estimular a execução de projetos de inovação em empresas e institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), está implícito na iniciativa não apenas o sentido motivacional para o ensino focado em desenvolvimento de talentos, mas também a importância de situar este programa na promoção das pessoas, no fomento da busca pelo conhecimento situado na luta pela melhoria da qualidade de vida de todo o tecido social, priorizando a nobreza dos estudos e o papel desta atitude na construção de uma sociedade mais próspera e solidária. Por isso, cabem felicitações a esta iniciativa, ao Instituto SENAI de Inovação Microeletrônica, à Olimpíada do Conhecimento, em que FIEAM/SENAI/SESI/IEL levaram alguns talentos locais para Minas, na semana passada, onde o Amazonas foi destaque com ouro e prata em várias modalidades. São ações de Ensino, focadas em valores Educacionais na perspectiva da transformação social. Haverá outro caminho?
=================================================================================
Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br